Incrível Teimosa é uma palhaça contratada pela mulher mais rica da cidade, Senhora D, para uma grande festa, repleta de diversão. Assim começa o espetáculo “Que festa é essa, criatura”, que será apresentado em Paranavaí neste domingo (6), abrindo a programação do 57º Festival de Música e Poesia de Paranavaí (Femup) e do 54º Concurso Literário de Contos.
A peça traz confusões, trapalhadas e surpresas e a personagem Incrível Teimosa desmistifica a ideia de que a “palhacinha”, ou seja, a figura feminina, precisa ser sempre e somente meiga e comportada. Ela toca guitarra, gosta de rock, brinca de guerrinha de almofadas, estripulias que, socialmente, pertenceriam ao artista masculino.
A apresentação gratuita será na Praça dos Pioneiros, às 19h30, uma parceria entre a Fundação Cultural de Paranavaí e o Sesc, através do projeto Sesc Encena. O convite é para toda a população: que participe da festa que mistura a linguagem teatral à arte da mulher palhaça. No fim das contas, o principal objetivo é garantir diversão e a risada do público.
A abertura da Semana do Femup também terá o show “Essência e som”, às 17h, na Praça dos Pioneiros. O projeto é financiado com recursos do Fundo Municipal de Cultura, apresentado pelo 43Duo.
A programação segue na segunda-feira, às 18h, com a “Oficina de Escritas Queer: como pensar uma dramaturgia?”, direcionada a escritores e não escritores, dinamizada pelo professor Marcos da Cruz Alves Siqueira, de Ilha Solteira (SP). Será na Biblioteca Municipal Júlia Wanderley.
Na terça-feira, bate-papo “Você e a biblioteca”, com Marta Sienna, Veiva Minozzo e Bruno José Leonardi, da Biblioteca Pública do Paraná, de Curitiba; show com Tiago Rossato Trio,
pelo Circuito Sesi Cultura; e workshop “Biblioteca e as ações de leitura”.
Quarta-feira terá o mesmo workshop, “Biblioteca e as ações de leitura”, e gincana da leitura. Quinta-feira será marcada pelo Femupinho, com crianças da rede municipal de ensino declamando poesias escritas por seus colegas de escola e interpretando canções compostas por eles.
Na sexta-feira, leitura dramatizada dos contos e bate-papo com os autores participantes do Femup. À noite, as primeiras apresentações musicais e de declamação, com abertura da Orquestra Municipal. O sábado segue com mais leitura dramatizada e novas participações de trabalhos premiados no Femup.
O Femup termina no domingo (13), com show gratuito do cantor Gabriel Sater, que interpretou o personagem Trindade na novela Pantanal. A apresentação gratuita será às 20h30, na Praça dos Pioneiros.