O técnico químico da Sanepar, Heric Georgele Cordeiro, após solicitação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, esteve em Porto Rico, na Praia Santa Rosa, para retirar amostras d’água sanitária após passar pela miniestação de tratamento de esgoto, utilizada no local. “Queremos saber se estamos dentro dos padrões utilizados pela Sanepar,”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Márcio Cavalari de Andrade Alves.
Acompanhado do secretário Márcio e do assessor da secretária municipal de Turismo, Murilo Gois, o técnico químico da Sanepar fez uma vistoria no equipamento, que está ganhando pequenos reparos e uma limpeza. “Coletei uma amostra d’água, após todo o processo realizado pelo equipamento, vamos analisar no laboratório da Sanepar, em Paranavaí, e ver se está nos padrões desejado pelo município”, disse o químico Heric.
Aproveitando a presença do técnico da Sanepar, especialista na questão de tratamento de resíduos líquidos, foram verificados alguns sistemas de tratamento d’água de algumas barracas instaladas na praia. O técnico relatou que os sistemas implantados estão corretos, mas necessitam de uma limpeza. “A única orientação é uma limpeza com maior frequência”, disse o técnico que finalizou observando que os resíduos dos sistemas de tratamento d’água devem ter uma destinação correta.
Os servidores também pedem a colaboração dos frequentadores da praia Santa Rosa, para manterem os banheiros limpos e organizados. “Estamos fazendo reparos nos banheiros e no sistema de tratamento d’água para melhoramos os serviços prestados. Pedimos a colaboração de todos. Lembrando que a praia tem dezenas de lixeiras espalhadas por toda a faixa de areia e se possível leve o lixo de volta para a costa, e de uma destinação correta”, orientou Gois.