(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

SAÚDE

Estado incentiva adesão a programa que agiliza exames e consultas especializadas

A Secretaria da Saúde (Sesa) reuniu os diretores de suas 22 regionais para incentivar a adesão de municípios ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), que pretende reduzir o tempo de espera por cirurgias, exames e tratamentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS).

A reunião, na ÚLTIMA sexta-feira (05), na sede da Secretaria em Curitiba, foi conduzida pelo secretário da Saúde, Cesar Neves, com a presença do secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde (MS), Adriano Massuda. Ele esclareceu dúvidas sobre a implantação do novo programa do governo federal, criado para ampliar e qualificar o cuidado, além de reorganizar o acesso à Atenção Especializada (AE)

“O foco principal é tornar o acesso do paciente às consultas e aos exames especializados mais rápido e assertivo, reduzindo a quantidade de lugares a que ele precisa ir. Também integra exames, consultas e acompanhamento da saúde durante o processo, otimizando e concentrando a jornada do usuário do SUS em toda Rede de Atenção à Saúde”, disse Neves.

A Sesa vem realizando discussões tanto internas quanto junto ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems) para alinhamento das estratégias e elaboração dos Planos de Ação Regionais (PAR).

“Este plano necessita da adesão e implementação dos municípios paranaenses, por isso, essa reunião com a presença dos diretores das 22 Regionais de Saúde é muito importante, pois eles precisam ser os principais incentivadores sobre a adesão deste importante programa para Atenção Especializada em Saúde”, completou o secretário.

De acordo com o secretário da pasta federal, Adriano Massuda, o programa traz a possibilidade de expandir a oferta de consultas e exames de forma integrada, organizando a fila de procedimentos cirúrgicos.

“Essa é a oportunidade de levar mais acesso à AE, que hoje é um gargalo do SUS no Brasil inteiro. Temos a possibilidade de construir isso com inovação. A expectativa é de que muito em breve, tenhamos uma excelente parceria com o Paraná e um belo plano para a Atenção Especializada, que irá beneficiar toda a população paranaense”, disse.

CUIDADO INTEGRADO

O PMAE propõe uma mudança na lógica de financiamento da atenção especializada por meio da Oferta de Cuidados Integrados (OCIs), que agregam um rol de consultas e exames, em cinco especialidades: Otorrinolaringologia, Ortopedia, Oncologia, Cardiologia e Oftalmologia. Além de centralizar o acesso ao diagnóstico, propõe também um financiamento maior do que o atualmente praticado pelo SUS.

Compartilhe: