(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Estado lança Paraná faz Ciência 2023, evento dedicado à pesquisa e inovação

O Governo do Estado lançou nesta segunda-feira (24), durante a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. Denominado Paraná Faz Ciência 2023, o evento faz parte da 20ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT 2023), e será realizado no período de 7 a 10 de novembro, na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A iniciativa é da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e a UEL. O objetivo é fortalecer a cultura científica e tecnológica, por meio de ações integradas de disseminação do conhecimento, e promover o acesso da população às atividades acadêmico-científicas, fortalecendo a atuação institucional do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.

O Paraná Faz Ciência pretende reunir centenas de estudantes e professores dos diferentes níveis de ensino, desde a Educação Básica até a Educação Superior, e representantes de organizações da sociedade civil.

Na programação, além de visitas técnicas, oficinas de ciência, tecnologia, cultura e arte, estão previstos eventos como o Encontro do Ensino Superior do Futuro, a Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Encontro Paranaense de Comitês de Suporte para Pesquisa Científica e Tecnológica, o Encontro Paranaense de Editores Científicos.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, destacou a retomada do encontro anual em torno da produção científica e tecnológica. “O Estado irá reunir as expertises em termos de ciência e tecnologia em um diálogo permanente para promover debates que orientem o fomento da ciência no Paraná e, ao mesmo tempo, celebrar o que vem sendo realizado com foco no desenvolvimento regional sustentável”, afirmou.

Para o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Marcio Spinosa, o Estado cumpre um papel de cada vez mais desenvolver a ciência, tecnologia e inovação. “A ideia é que a semana estadual de ciência seja um instrumento de desenvolvimento de áreas estratégicas para o Paraná, como agronegócio, biotecnologia, saúde, energias sustentáveis e renováveis, cidades inteligentes, sociedade, educação e economia”, elencou o gestor, ressaltando que “a transformação digital é área transversal para o desenvolvimento sustentável”.

PARCERIA  O Paraná Faz Ciência 2023 conta com a parceria das secretarias estaduais da Educação e da Inovação, Modernização e Transformação Digital; do Instituto de Desenvolvimento de Londrina, das universidades estaduais de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar); e da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), programa estratégico da Seti, que reúne os centros de educação a distância das instituições estaduais de ensino superior.

A reitora da UEL, Marta Regina Gimenez Favaro, enfatiza que a área de ciência e tecnologia aproxima a academia da sociedade e mostra o que a UEL produz. “Esta é a oportunidade de mostrar o que está sendo produzido de conhecimento e de novas tecnologias nas universidades, reforçando um dos princípios básicos da universidade, que é o serviço à sociedade. O melhor serviço que podemos prestar é a produção de conhecimento”, pontua.

As cinco instituições federais de ensino superior paranaenses fecham o grupo de parceiros do evento: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR).

ESTADO NASBPC – Os participantes do evento podem conferir as ações do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná nos pavilhões da 30ª Exposição de Ciência e Tecnologia (Expotec 2023) e da SBPC Jovem. Uma das iniciativas é o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação – NAPI de Tecnologia Assistiva que desenvolve conhecimento e produtos de acessibilidade para a população paranaense. Entre os produtos estão próteses faciais e cadeiras customizadas para que pessoas com limitação motora tenham acesso à praia.

As professoras Ariane Pereira (Unicentro) e Larissa Lara (UEM) participaram nesta segunda como conferencistas em programações sobre comunicação digital e esporte, respectivamente, ambas com foco na democracia e justiça social. Nos próximos dias também serão apresentados o programa do Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná, política pública pioneira no País para acesso ao ensino superior, e projetos estratégicos do Estado para o Ensino Superior, como as Agências de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageunis) e os programas de extensão das universidades estaduais. Confira a programação completa do estande AQUI.

A 75ª Reunião Anual da SBPC acontece no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A programação segue até sábado (29) com diversas atividades práticas e exposições, reunindo milhares de acadêmicos de todo o Brasil, entre estudantes, professores e pesquisadores.

Serviço:

Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Paraná na 75ª Reunião Anual da SBPC

Estandes nos pavilhões da Expotec 2023 e SBPC Jovem

Período: até 29 de julho

Local: Centro Politécnico da UFPR (entrada gratuita)

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Compartilhe: