(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini
Foto: Ivan Fuquini

REGIÃO NOROESTE

Estado, municípios e Santa Casa ajustam detalhes para alcançar 312 cirurgias eletivas por mês

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

O contrato entre o Governo do Estado, o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amunpar) e a Santa Casa de Paranavaí prevê 312 cirurgias eletivas por mês, através do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, desde que a Unidade Morumbi entrou em funcionamento, em abril deste ano, o número não foi alcançado. A expectativa é atingir a plenitude até março de 2023.

Antes é necessário corrigir falhas que comprometem a dinâmica de atendimento dos pacientes, desde o encaminhamento para consultas e cirurgias até o retorno pós-operatório para avaliação médica. Ontem, profissionais de toda a região estiveram em Paranavaí e avaliaram todo o processo, apontando dificuldades e buscando soluções.

O prefeito de Terra Rica e presidente da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar), Julio Leite, fez avaliação positiva do encontro. Foi oportunidade para os agendadores das secretarias municipais de Saúde tirarem dúvidas e conversarem entre si e com representantes da 14ª Regional de Saúde, do CIS/Amunpar e da Santa Casa.

Entre os pontos destacados durante a reunião está a necessidade de facilitar a visualização das vagas para consultas e cirurgias eletivas dentro do GSUS, que é o sistema regulador do Governo do Estado. O pedido é para que haja mais transparência quanto às especialidades e aos profissionais disponíveis para cada município.

De acordo com Julio Leite, as equipes de agendamento saíram fortalecidas da reunião de ontem, com dúvidas sanadas e novas orientações a respeito dos encaminhamentos dos pacientes. O compromisso de todas as instâncias envolvidas na rede pública de saúde da região (Regional de Saúde, CIS/Amunpar e Santa Casa) é fazer avaliações periódicas para identificar eventuais problemas e saná-los definitivamente.

Na avaliação do prefeito de Terra Rica, falta pouco até que a Unidade Morumbi consiga, de fato, alcançar as 312 cirurgias eletivas por mês. Só para se ter uma ideia, no primeiro mês de funcionamento a conta fechou com menos de 130 procedimentos cirúrgicos. Recentemente, o número passou para 230 em um mês.

Compartilhe: