(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Capacitação na região Noroeste tem por objetivo qualificar o cuidado à população idosa
Foto: SESA-PR
Capacitação na região Noroeste tem por objetivo qualificar o cuidado à população idosa Foto: SESA-PR

REGIÃO NOROESTE

Estado promove capacitação para aprimorar o cuidado à população idosa

O modelo de cuidado adotado pelo Paraná é inovador por ser centrado na pessoa e não apenas nas doenças

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR) promove até esta sexta-feira (26) uma capacitação voltada ao cuidado da população idosa, nas sedes da 13ª Regional de Saúde de Cianorte e da 12ª Regional de Umuarama. O evento teve início nesta quinta-feira (25). A ação reúne cerca de 600 profissionais da área e prevê a avaliação de cerca de mil pessoas idosas, integrando as estratégias do Projeto Envelhecer com Saúde no Paraná, que orienta a reestruturação da Atenção Primária à Saúde (APS) e incentiva mudanças inovadoras no processo de trabalho das equipes em todo o Estado.

“Nosso objetivo é garantir que os paranaenses envelheçam com mais saúde, autonomia e dignidade. Estamos investindo na formação das equipes e no fortalecimento da rede de atenção para oferecer um cuidado cada vez mais humanizado e resolutivo à população idosa”, destacou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

O modelo de cuidado adotado pelo Paraná é inovador por ser centrado na pessoa e não apenas nas doenças. Ele prevê estratificação de risco, avaliação global da saúde da pessoa idosa – incluindo determinantes sociais –, atuação de equipes multiprofissionais de forma interdisciplinar, além de trabalho em rede e intersetorialidade.

Para isso, prioriza a prevenção, a identificação precoce, o manejo adequado e a reabilitação da Fragilidade Multidimensional, condição caracterizada pela redução da capacidade de adaptação às agressões biopsicossociais e pela maior vulnerabilidade ao declínio funcional, institucionalização e óbito.

Ações – Ao longo da atual gestão, o Governo do Estado, por meio da Sesa, tem ampliado as ações do Projeto Envelhecer com Saúde. Entre os destaques estão o Sistema de Informação da Pessoa Idosa no Paraná (SIPI/PR), lançado em 2023, que já cadastrou cerca de 220 mil pessoas idosas e avaliou 200 mil delas, permitindo identificar condições de saúde por território.

Compartilhe: