O ex-jogador Wanderley Júnior foi apresentado oficialmente como novo técnico da equipe principal do Atlético Clube Paranavaí (ACP) nesta quinta-feira (15). Na ocasião, o treinador concedeu entrevista coletiva à imprensa e falou sobre a expectativa para o início da série B do Campeonato Paranaense, a montagem do time para a temporada e o trabalho que deseja desempenhar à frente da equipe.
Wanderley Júnior integra a história do ACP desde 2023, quando chegou ao clube como jogador, vestindo a camisa 9. No ano seguinte, entrou para a comissão técnica como auxiliar técnico e, em 2025, assumiu o comando das categorias de base.
Neste ano, foi convidado pela diretoria do time para trabalhar com a equipe principal. “Fiquei muito feliz, muito entusiasmado. Quando ambas as partes querem, fica fácil entrarmos num denominador comum. Estou preparado para o desafio”, disse.
A estreia como técnico de um time profissional parece motivar Wanderley Júnior. O novo treinador garantiu estar muito empenhado nesta nova etapa da carreira e pretende trabalhar da melhor maneira para conquistar o sonhado acesso à elite do Paranaense de Futebol para o ACP. “Por mais que eu já tenha sido um vencedor como atleta, eu quero construir a minha carreira, e eu tenho certeza que será ainda melhor como treinador. Por isso, eu me preparei, fiz os cursos da CBF, me dediquei”, destacou.
O ex-atleta profissional afirmou querer levar toda a experiência conquistada como jogador para esse novo desafio. “Eu acredito que o treinador e ex-atleta tem que juntar essa parte teórica com a parte prática. Fazendo essa junção, a probabilidade de dar certo é muito maior”, observou.
Expectativas
A estreia do ACP na Série B do Campeonato Paranaense deve ocorrer em 28 de fevereiro ou 1º de março. Na data a ser definida pela Federação Paranaense de Futebol, o Vermelhinho enfrenta o Araucária, em casa.
Após mais um ano batendo na trave na busca pelo acesso, o time retorna ao campeonato com o desejo de, finalmente, conseguir retornar à Série A. Para Wanderley Júnior, é natural que o objetivo cause pressão em toda a comissão técnica, o que não deve atrapalhar o trabalho que pretende desenvolver com o time.
O técnico disse acreditar que o Paranavaí tem condições suficientes para alcançar a sonhada vaga. “Nós somos um clube grande no estado, um clube que todos conhecem. Nós temos esse objetivo, isso não tem como esconder, e é isso que eu quero. Eu vou trabalhar muito junto com a comissão, junto com a diretoria, para que possamos fazer o melhor e entregar o resultado para o nosso torcedor”, garantiu.
Ao longo da temporada, o time vai precisar enfrentar grandes clubes do Paraná. Paraná Clube e Rio Branco do Paranaguá estão de volta à Série B após campanha ruim na divisão de elite em 2025.
Questionado sobre o desafio, Wanderley Júnior afirmou que é necessário superar uma etapa por vez, começando pelo Araucária. “Na minha opinião nós temos que pensar primeiramente no jogo da estreia, respeitando o Araucária, podendo fazer uma grande estreia, trazendo o nosso torcedor conosco”, refletiu.
Formação do time
Na tarde desta quinta-feira, os atletas em fase de contratação se apresentaram ao clube e ao treinador para iniciar a etapa de testes físicos. Até o momento, os jogadores em negociação com o ACP compõem um time jovem, com média de idade de aproximadamente 23 anos.
No entanto, o elenco principal ainda não está completo. “Faltam algumas peças, mas eu estou muito contente com as que já chegaram. São atletas com fome, que querem vencer, assim como eu, [e] fazer que o ACP chegue à primeira divisão. Vamos trabalhar arduamente”.
Sobre as características do time que deseja formar, Wanderley Júnior disse que pretende seguir as particularidades de jogo que construiu ao longo da carreira. No entanto, segundo ele, ainda é cedo para definir. “As minhas características são mais ofensivas, então é isso que é a tendência que nós queremos: montar um time que joga para frente, que se impõe. Nós vamos trabalhar para ter um time ofensivo, para ter um time com posse de bola e o principal, que conquiste o resultado”, assegurou.




