REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Há dois meses, Alto Paraná comemorava uma importante conquista, a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Terezinha. O novo ponto de atendimento conta com estrutura adequada para receber os pacientes e garantir melhores serviços à comunidade.
“É um avanço muito grande na saúde. Temos materiais novos, é mais fácil manter o ambiente limpo e ficamos mais próximos dos pacientes”, pontua a enfermeira Karla Andréia Zanatto Beckhauser, coordenadora da UBS.
O prédio anterior era muito antigo, tinha problemas de infiltração e goteira. Por causa das dimensões amplas, as pessoas que iam até a unidade de saúde se perdiam entre corredores e salas.
A nova UBS abriga consultórios clínico, pediátrico e odontológico; salas de curativo, preparo, medicamento e vacina; ambiente interno para os pacientes que aguardam atendimento; e espaço exclusivo para os funcionários. “Tudo isso motiva a equipe a cuidar melhor do prédio público”, diz a coordenadora.
Na ala externa, dois pontos para descarte de lixo – um para resíduos comuns e outro para itens contaminados. Há também uma cisterna que armazena água da chuva, reaproveitada para a limpeza da UBS. O sistema de reuso garante economias mensais para os cofres públicos.
As obras custaram R$ 728.024,01. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) disponibilizou R$ 600 mil e o restante representa a contrapartida da Administração Municipal.
Levou um ano para a conclusão, de 23 de junho de 2021 a 21 de julho de 2022. Questões burocráticas impediram a inauguração subsequente da UBS do bairro Santa Terezinha e a solução só foi alcançada meses depois, com esforço do prefeito Claudemir Joia Pereira (Palito) e do vice Carlino Fraga (Mirador). A equipe técnica da prefeitura, os secretários municipais e os vereadores também tiveram papel importante nesse processo.
Recentemente o Diário do Noroeste visitou a nova unidade de saúde. O prefeito fez questão de reunir pessoas que contribuíram para tornar o projeto realidade, um gesto de gratidão pelo apoio.
São 311,05 metros quadrados de área construída, espaço que abriga agentes comunitários de saúde (5), técnicos de enfermagem (2), auxiliar de enfermagem (1), médicos (2), enfermeira (1), dentista (1), auxiliar técnico de dentista (1), agente de serviços gerais (1) e recepcionistas (2).
A UBS do bairro Santa Terezinha atende aproximadamente 5.000 habitantes e funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 17h, sem intervalo para almoço.