(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

MOSTRA CULTURAL

Estudantes apresentam projetos desenvolvidos no Cecap, em Paranavaí

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Roger tem 14 anos. Faz um rápido resgate da história do Centro de Atendimento Especial à Criança e ao Adolescente de Paranavaí (Cecap), inaugurado em 1993. A satisfação de quem faz parte dessa trajetória é traduzida em palavras: ele explica como são as atividades do dia a dia, as oficinas, os trabalhos de fortalecimento de vínculo familiar e o incentivo ao pensamento crítico, com olhar voltado para o aspecto social.

Outros estudantes se manifestam. Os instrutores também fazem questão de conversar com o Diário do Noroeste e deixar suas impressões sobre a mostra cultural “Crianças e Adolescentes: o futuro é agora”. O evento, realizado ontem, foi oportunidade para a comunidade conhecer mais de perto os frutos da atuação do Cecap.

A coordenadora-geral do Cecap, Kátia Batista, informa que a cada ano a entidade acolhe 240 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, de diferentes bairros e distritos de Paranavaí, sempre no contraturno escolar. São 120 de manhã e 120 à tarde. Participam de sete oficinas e ações socioeducativas; cada um escolhe as que mais agradam.

Roger Henrique Vieira dos Santos, o menino de 14 anos, prefere literatura e esportes. A primeira, conta o estudante, permite participar de produções artísticas, a exemplo da peça de teatro “Chega de Bullying”, apresentada em escolas de Paranavaí e outros municípios da região. Mais de 2.500 pessoas já assistiram à encenação.

A instituição também oferece dança, música e robótica, entre outras áreas de estudos. No caso da robótica, a equipe do Cecap foi convidada para participar do 1º Encontro Mecatrônica Jovem, em São Paulo, com o projeto “Mundo Agro”, desenvolvido por 24 crianças e adolescentes. O objetivo foi propor a automatização de trabalhos manuais em uma fazenda de criação bovina.

O ingresso no Cecap depende da disponibilidade de vagas. Como regra, a equipe faz uma entrevista para conhecer o perfil da criança ou do adolescente e de sua família. Havendo mais interessados do que a oferta, são estabelecidos critérios socioeconômicos que classificam os graus de prioridade e apontam os rumos da seleção.

Serviço – O Cecap fica na Rua Edvino Jaskowiak, 95, na Vila Operária. Para obter outras informações sobre a entidade ou sobre a inserção no grupo de estudantes, basta entrar em contato através do telefone (44) 3423-1995.

Compartilhe: