ADÃO RIBEIRO
Estudantes do oitavo ano da Escola Estadual Agostinho Stefanello, de Alto Paraná, visitaram o Diário do Noroeste na manhã desta terça-feira (8). Sob a coordenação da professora Letícia Frachinconi Biava, os adolescentes conheceram as etapas de produção do DN, que há 67 anos mantém o compromisso de levar as principais notícias para Paranavaí e região.
Os estudantes conheceram modelos tradicionais de comunicação, incluindo equipamentos e o atual jornal impresso diário. Igualmente, acompanharam o trabalho de integração do DN, que leva em conta também as novas mídias digitais. Quanto ao formato tradicional de jornal, os adolescentes tiveram acesso aos equipamentos dos primeiros anos da comunicação em Paranavaí e região.
Instigados, fizeram perguntas sobre o formato do jornal impresso há décadas, quando esse instrumento era um dos poucos meios de comunicação sobre os fatos relevantes da comunidade regional. O Diário do Noroeste foi inaugurado em 23 de outubro de 1955, portanto, há 67 anos, fundado pelo jornalista Euclides Bogoni (falecido em 2016).
A professora Letícia informou ao DN que a iniciativa da visita surgiu quando da produção de redações. Os estudantes analisaram textos de jornais e foram convidados a conhecer o Diário do Noroeste, que produz textos jornalísticos há quase sete décadas. Ela avalia que é fundamental estimular os alunos para a prática da leitura e da interpretação, desenvolvendo senso crítico.
Uma manhã diferente para mais de 30 adolescentes, neste momento em que fazem planos, projetam sonhos e que vislumbram o que pretendem fazer para o futuro. Em resumo, foi uma bela manhã, conciliando a vontade de conhecer dos estudantes e a experiência de profissionais que todos os dias mantêm o DN circulando regionalmente.