REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Enquanto os competidores se enfrentavam, Mônica Maciel demonstrava confiança. “Vou chegar ganhando.” A menina de 10 anos de idade é estudante da Escola Municipal Cecília Meireles e participou do Desafio do Trajeto, uma disputa organizada pela Oficina de Robótica do Centro de Atendimento Especial à Criança e ao Adolescente de Paranavaí (Cecap).
A ideia era colocar alunos de diferentes instituições frente a frente e ver quem conseguiria vencer a pista de obstáculos em menor tempo. Para isso precisavam guiar o carrinho através de um aplicativo digital que simula o controle de videogame.
A cada rodada, um estudante se classificava e se aproximava da grande final. E não é que Mônica Maciel levou a melhor? Integrante da equipe da Associação Agentes da Paz (Agepaz), ela levantou o troféu de campeã e dividiu o pódio, na ordem de classificação, com Douglas Dultra (Agepaz), Lívia Brun (Colégio Objetivo) e Rebeca de Mello (Agepaz).
O desafio foi oportunidade de interagir com crianças e adolescentes de escolas diferentes, mas com um objetivo em comum, a diversão. “Foi muito legal, quando tiver outro, quero participar”, disse a vitoriosa Mônica.
E mesmo quem não chegou entre os quatro primeiros elogiou a competição. “É a primeira vez que participo de um desafio assim. A pista é muito legal”, comemorou Nicolas Silva, de 11 anos, aluno do Colégio Objetivo.
Isabela Rodrigues também estava empolgada. Aos 13 anos de idade, estudante do Colégio Estadual Dr. Marins Alves de Camargo, ela foi uma das representantes do Cecap na competição. Os sentimentos se dividiam entre nervosismo e motivação, mas, acima de tudo, a satisfação de ver que a dedicação durante a Oficina de Robótica rendeu ótimas lembranças com o Desafio de Trajeto.
A competição foi transmitida ao vivo nas plataformas digitais do Instituto Newton C. Braga, criado por um dos mais renomados físicos brasileiros, o professor e escritor Newton de Carvalho Braga. O organizador do Desafio de Trajeto foi o instrutor de Robótica do Cecap, Vander da Silva Gonçalves.