ADÃO RIBEIRO / adao@diariodonoroeste.com.br
O Diário do Noroeste recebeu na tarde de ontem os alunos do 8º ano “E” do Colégio Cívico-Militar Silvio Vidal de Paranavaí – Jardim São Jorge. Eles conheceram as dependências da tradicional empresa de comunicação, fundada em 1955 pelo jornalista Euclides Bogoni, falecido em 22 de junho de 2016.
Liderados pela professora de Língua Portuguesa Ana Cristina de Oliveira e pelo monitor Marcelo Barbosa Gimenes, sargento da reserva da PM, os jovens conheceram um pouco da história do DN e dos fatos marcantes de Paranavaí e região.
Também os estudantes visitaram o parque gráfico instalado na década de 1990 e fizeram muitos questionamentos sobre a impressão do jornal nos seus primeiros dias até o tempo presente.
A professora Ana Cristina falou sobre a importância da comunicação. Citou que a visita tem por objetivo despertar nos jovens o interesse pela escrita. Tanto que a ideia é que os alunos pesquisem a edição do DN desta terça-feira, façam questionamentos e produzam conteúdo em sala de aula.
Durante a visita, o monitor Marcelo Gimenes lembrou a tradição do DN. Um fator marcante, analisa, foi a cobertura do Diário nas formaturas do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, sempre destacando a importância da iniciativa para manter os jovens longe das drogas.
Inaugurado no dia 23 de outubro de 1955, o Diário do Noroeste é testemunha da história paranavaiense. Cobriu momentos relevantes, entre eles, a eleição dos prefeitos e outras lideranças, desastres naturais como a grande geada negra de 1975, e o título do Atlético Clube Paranavaí, campeão paranaense de futebol em 2007.