REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Termina neste domingo (1º de outubro), a etapa Corredores das Águas dos Jogos de Aventura e Natureza do Paraná. São 47 modalidades esportivas e aproximadamente 7.000 atletas envolvidos em competições, apresentações e oficinas. Marialva, Marilena, Maringá, Nova Londrina, Paranavaí, Porto Rico, São Pedro do Paraná e Terra Rica são municípios-sede do evento.
A programação do fim de semana inclui apresentações de wheeling (acrobacias de solo com motocicletas) e BMX freestyle (manobras de bicicleta em terreno plano). Haverá também campeonatos de tênis de areia (o famoso beach tennis), handebol de areia, natação aberta e voo livre, além de oficinas de stand up padlle (remo em pé). Veja a lista em seguida.
Em visita ao Diário do Noroeste, o diretor da Secretaria de Estado do Esporte Tiago Campos falou sobre a importância dos Jogos de Aventura e Natureza, que reúnem participantes de nível estadual, nacional e até mesmo internacional: estimulam a prática esportiva e evidenciam modalidades menos convencionais.
O evento também tem como característica oferecer apoio às federações de esportes. Graças ao custeio do Governo do Estado, conseguem realizar as competições sem a necessidade de grandes investimentos.
O diretor da Secretaria do Esporte ressaltou outro aspecto dos Jogos de Aventura e Natureza, o fomento econômico. A chegada das equipes de organização, dos atletas e das comissões técnicas movimenta a rede hoteleira, os restaurantes e o comércio local. A estimativa é que a arrecadação do Imposto sobre Serviços (ISS) cresça até 30% nos meses de competições.
Da mesma forma, durante a temporada de competições, o turismo sai fortalecido, há geração de emprego e renda. De acordo com Tiago Campos, o Governo do Estado investiu R$ 1,8 milhão para a realização dos Jogos de Aventura e Natureza e os cálculos indicam que o retorno financeiro represente seis vezes esse valor, ou seja, quase R$ 11 milhões.
O Governo do Estado assume os investimentos em infraestrutura, logística, premiação e alimentação dos participantes. As prefeituras dão o suporte necessário para as competições, adequam os espaços e credenciam restaurantes e hotéis. As federações esportivas gerenciam os respectivos jogos.
Toda a comunidade pode assistir às disputas, acompanhar as atividades dos Jogos de Aventura e Natureza e participar das clínicas esportivas gratuitamente. O evento começou no dia 23 de setembro, com abertura oficial em Maringá, no Festival da Família.
Presenças – Durante a visita ao Diário do Noroeste, na tarde de quarta-feira (27), Tiago Campos estava acompanhado de Enzo Zamboni, coordenador da Secretaria do Esporte, e Jhonatan Douglas e Eduardo Casagrande, ambos da Casa Civil.
Programação esportiva deste fim de semana
Nova Londrina
28/9 – Apresentação de wheeling, às 19h na Avenida Brasil
29/9 – Apresentação de BMX freestyle, às 18h na Avenida Brasil
Paranavaí
29/9 a 1/10 – Campeonato Paranaense de Beach Tennis, às 8h no Jardim Ouro Branco
Porto Rico
28 e 29/9 – Oficina de stand up padlle, às 9h no trapiche
28/9 – Apresentação de BMX freestyle, às 19h na Avenida Beira Rio
30/9 e 1/10 – Campeonato Paranaense de Handebol de Areia, às 8h no complexo esportivo
São Pedro do Paraná
30/9 e 1/10 – Oficina de stand up padlle, às 9h na prainha do Porto São José
1/10 – Campeonato Paranaense de Águas Abertas, às 7h, na prainha do Porto São José
Terra Rica
30/9 – Apresentação de wheeling, às 19h em local ainda não definido
30/9 e 1/10 – Campeonato Paranaense de Voo Livre, às 8h nos Três Morrinhos.