(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

ARTIGO

Eu já sei!

*Mario Eugenio Saturno

Um dos grandes problemas da atualidade é a autossuficiência em todos os aspectos da vida: já sei tudo o que preciso! Saem da escola acreditando que apenas a presença física foi suficiente. Nem a Língua Portuguesa escapa, creem que com seu Português errado conseguem ler e entender.

Na religião, é pior ainda, sem o domínio da língua, alguns se fazem pastores de Cristo, ensinando o contrário que Jesus ensinou e o que os apóstolos escreveram. Certa feita, uma que se dizia missionária pensava que intercessor era o mesmo que mediador. Esses apontam os pecados alheios (as palhas e traves de Mateus 7,ss), mas não entendem a mensagem de Jesus sobre a adúltera: quem não tiver pecados, atire a primeira pedra (João 8,7).

É um problema dos que se dizem religiosos sem estudos profundos, incluindo muitos católicos. Para muitos desses, o que o padre sabe, ou o professor de teologia, ou mesmo o catequista, não é necessário, pensa saber tudo para ter um bom relacionamento com Deus.

Eu sempre fico surpreso quando alguém diz que Jesus tem uma mensagem para outrem. E os “videntes” que afirmam que o Papa seja comunista e inspirado pelo inimigo? E o pior é que não entendem que Jesus disse que o pecado que não tem perdão é confundir o Espirito Santo com o mau (Mt 12,31).

E muitos como esses, católicos, evangélicos e protestantes, estão disseminando o ódio contra autoridades eclesiásticas ou grupos de pessoas, como LGBT. Em outras palavras, agem contra o primeiro e segundo mandamento de Jesus que é amar: amar a Deus e amar o próximo. Esquecem que nem Jesus condenou a adúltera no texto citado acima, e também era acusado de estar com pecadores. E julgar é atributo de Deus. E, como afirma Tiago (4,12), quem és tu, que julgas o teu próximo? E não confundir com a excomunhão relatada na Primeira Carta aos Coríntios (5,1ss).

Aliás, adultério não é motivo para anular o matrimônio (ofensa a um sacramento cristão) estudem grego e vejam a diferença entre porneias (fornicar) e moikatai (adultério), (cf. Mt 5,32). Cometem o primeiro pecado capital. Conforme o Catecismo (1866), os pecados capitais, na sequência de São João Cassiano e São Gregório Magno são: a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça ou negligência (acídia).

A soberba, o sentir-se acima e mais que os outros, expressa na vaidade (vide Eclesiastes), na arrogância e vanglória. A arrogância está no julgar-se conhecedor de temas que nem faz ideia do que seja, e menosprezar os demais por essa crença. Se lessem A República, de Platão, certamente aprenderiam que quanto mais se sabe, mais se percebe o tamanho da ignorância.

A arrogância é o que mais se opõe à humildade, outro mandamento de Jesus (Mt 18,4) tão mal compreendido. Disfarçam uma humildade, como se pensa que seja, mas é apenas um tipo de mentira para alcançar mais uma vanglória, glória vã, outra faceta da soberba.

É preciso resgatar em nossa sociedade a sabedoria de Jesus: aceitai meu fardo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas (Mt 11,29).

*Mario Eugenio Saturno (fb.com/Mario.Eugenio.Saturno) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano

Compartilhe: