(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

SERVIÇO

Evento com participação do TCE-PR encoraja inovação no setor público

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), conselheiro Fernando Guimarães, participou, na manhã desta quarta-feira (7 de junho), da cerimônia de abertura do 1º Seminário Estadual de Contratação de Inovação pelo Setor Público.

O evento acontece até o fim do dia no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba. O encontro é organizado pela Escola de Gestão Pública (EGP) da Corte, em parceria com a seção estadual do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) e o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (Seimt-PR), com apoio do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme).

O objetivo do seminário é aprofundar a compreensão do Marco Legal das Startups (Lei Complementar nº 182/21), que facilita a aquisição de inovações pelo setor público, e da Lei da Inovação do Paraná (Lei Estadual nº 20.541/21), além de discutir temas relativos às oportunidades e desafios do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, às startups no Brasil e no Paraná, ao Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI) e às “cidades inteligentes”.

 

Abertura – Para o presidente do TCE-PR, o grande mérito do evento é desmistificar o tema diante dos administradores públicos paranaenses. “Temos muitos instrumentos legais novos e importantes sobre inovação, porém ainda pouco compreendidos pelos gestores. Por isso, esta é uma oportunidade ímpar para esclarecermos que os órgãos de controle não devem ser temidos por aqueles que adotarem a ousadia propositiva para encontrar soluções que melhorem a prestação de serviços à população”, declarou Guimarães.

O titular da Seimt-PR, Marcelo Rangel, manifestou-se no mesmo sentido. “Às vezes, é muito difícil para o prefeito contratar algo que não existe em outros lugares. Daí a importância de encorajarmos os gestores a inovarem no serviço público, desburocratizando processos para que os cidadãos tenham acesso a serviços melhores e mais ágeis. Para isso, precisamos do apoio de todos, principalmente dos órgãos de controle”, disse.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, também parabenizou o TCE-PR pela iniciativa de promover a discussão sobre o tema. “Estamos avançando muito no marco regulatório de ciência, tecnologia e inovação, mas temos dificuldade de fazer valer esses novos dispositivos legais devido ao medo dos gestores de cometerem erros e terem problemas com os órgãos de controle. Por isso, é muito importante que o Tribunal de Contas realize eventos como este”, afirmou.

Finalmente, o diretor de Operações do Sebrae-PR, César Reinaldo Rissete, ressaltou a importância do TCE-PR na capacitação e orientação dos gestores a respeito do tema. “O Paraná tem um ambiente muito bom para a inovação. São cerca de mil startups no Estado, com ideias que se encaixam muito bem nos desafios enfrentados pela administração pública para oferecer melhores serviços à população”, declarou.

O primeiro palestrante do dia foi o procurador da Advocacia-Geral da União (AGU) Bruno Portela, que discorreu sobre o tema Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil – Oportunidades e Desafios. À tarde, o procurador do Estado de São Paulo Rafael Fassio ministrará palestra sobre Contratações Públicas de Inovação – Alternativa Jurídica e Boas Práticas. Por fim, Portela encerrará o evento discutindo sobre O Marco Legal das Startups, o CPSI e as Smart Cities.

Compartilhe: