REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta segunda-feira (2), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Paranavaí, promoveu o lançamento da campanha Abril Azul. Profissionais de diferentes áreas proferiram palestras sobre o tema.
O evento reuniu pais de autistas, amigos da causa e autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
A cerimônia de abertura ficou a cargo do Coral Jovem do Instituto Federal do Paraná, regido pela maestrina Ester Back.
Presidente da Comissão Especial em Defesa dos Direitos da Pessoa Autista, a advogada Rhawenna Zanella explicou que o objetivo da ação é levar informações à população e, assim, reduzir a discriminação e o preconceito em relação a quem apresenta o chamado transtorno do espectro autista (TEA), que pertence ao grupo dos transtornos do neurodesenvolvimento.
Ministraram palestra no lançamento da campanha Abril Azul: o médico Rafael Aguilar, que abordou a importância do diagnóstico e da intervenção precoce no autismo; o médico Diógenes Silva de Queiroz, que falou da descoberta do autismo do filho e dos impactos do diagnóstico na família; e o médico Edmo da Silva Bodrim, que destacou os desafios do autismo na vida adulta, os tratamentos e as interações sociais.
Também participaram o engenheiro eletricista Thiago Tonon, autista e pai de autista; a psicopedagoga Aline Tacon, com o tema inclusão escolar e o planejamento educacional individualizado; e a professora Paula Lima, que apontou os caminhos e os desafios para a inclusão escolar da criança com TEA.