(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Padre Adão concedeu entrevista ao Diário do Noroeste
Padre Adão concedeu entrevista ao Diário do Noroeste

EVENTO

Éffeta mobiliza a comunidade católica neste domingo

ADÃO RIBEIRO

Da Redação

Neste domingo (15), entre 9h e 19h, o Parque de Exposições de Paranavaí será sede da 18ª edição do Éffeta (Abra-te para um Novo Tempo). Trata-se de um evento católico já consolidado que atrai milhares de pessoas. Horas para refletir sobre a vida, a fé católica e a importância de se manter longe das drogas, sejam lícitas ou ilícitas. O ingresso é um quilo de alimento e haverá atrações durante todo o dia.

Padre Adão concedeu entrevista ao Diário do Noroeste

Presidente da Comunidade Católica Emanuel, o padre Adão Dias Martins visitou a redação do Diário do Noroeste na tarde da última quarta-feira. Ele falou sobre a idealização do evento e a sua importância comunitária.

O Éffeta nasceu da vontade de reunir os participantes dos acampamentos e das demais atividades realizadas pela Comunidade Emanuel durante o ano. Foi crescendo e se consolidando como grande evento, atraindo público de até 20 mil pessoas. É a chance também para que muitos conheçam a Comunidade e possam ajudar na obra.

Padre Adão explica que haverá grande estrutura para acolher os visitantes do Éffeta. Serviço de lanchonete o dia todo, além de almoço. Antecipadamente são vendidas as camisetas do Éffeta, uma tradição em Paranavaí. No local, as pessoas poderão fazer doações à obra. Reunidas as fontes, após o pagamento das despesas, o resultado financeiro (se houver) vai para a manutenção do resgate das pessoas vítimas das drogas.

O ingresso é simbólico, já que os participantes terão apenas que levar um quilo de alimento não perecível. Os itens arrecadados são compartilhados com entidades assistenciais. No ano passado foram beneficiadas dez entidades. Todo o trabalho de preparação e no dia do Éffeta é feito por voluntários.

O religioso foi recebido por Bruna Carvalho, diretora do Diário do Noroeste

 Programação

A programação está prevista para iniciar às 9h com a tradicional missa de abertura. Em seguida, haverá uma celebração com o Santíssimo Sacramento. No período da tarde, a partir das 13h, os visitantes poderão assistir a palestras e testemunhos dentro dos módulos organizados para trabalhar diversos assuntos.

A família, o jovem, o namoro, a criança, as confissões, o Santíssimo, Nossa Senhora, a própria Comunidade Católica Emanuel e o combate às drogas são alguns dos temas debatidos dentro das tendas montadas por todo o Parque de Exposições.

Às 18h30, um show musical deve fechar o evento. Neste ano, a Irmã Zélia, a Thayna Azevedo, o pessoal da Colo de Deus e o Gill Motta trabalham os módulos e depois vão para o palco principal onde acontece o show de evangelização.

 

Números

A libertação da dependência química exige perseverança. Cerca de 2.000 jovens de várias cidades já passaram pelas casas de tratamento da Comunidade Católica Emanuel. Dos que cumpriram todo o ciclo de tratamento de nove meses, cerca de 20% conseguem se manter longe das drogas. Muitos conseguem retomar a vida saudável, constituem família, arrumam trabalho e aprendem uma profissão. Há casos de jovens que fizeram ou fazem cursos superiores.

História/estrutura

A Comunidade Católica Emanuel foi fundada no dia 14 de março de 2005 com o objetivo de evangelização, prevenção e combate às drogas. Já levou seus trabalhos a diversos lugares no Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

Hoje, a entidade conta com três estruturas. O Recanto Dom Bosco foi o primeiro sítio da Comunidade Católica Emanuel, nele se iniciou a Comunidade Terapêutica visando a recuperação de dependentes químicos e a formação de cristãos. Com o tempo, o padre Adão Dias Martins percebeu a necessidade de haver missas, acampamentos e eventos. Desta forma o Recanto foi se tornando a sede da Comunidade Católica Emanuel. Outra sede em Paranavaí está localizada na Rua Takeshi Mitsuyasu, 645 – Jardim Ipê (Secretaria).

Em Tamboara está o Recanto Bom Pastor, o segundo sítio da Comunidade. Atualmente neste espaço está a Comunidade Terapêutica, onde também ocorre a maioria dos acampamentos fechados.

Muitas pessoas da região de Paranavaí frequentam a Comunidade, especialmente um grupo de pessoas da região de Loanda. Assim surgiu o Recanto São João Paulo II, doado à comunidade em 2018. O sítio possui estrutura para receber missas, acampamentos e outros eventos.

Compartilhe: