ADÃO RIBEIRO
Da Redação
Neste domingo (15), entre 9h e 19h, o Parque de Exposições de Paranavaí será sede da 18ª edição do Éffeta (Abra-te para um Novo Tempo). Trata-se de um evento católico já consolidado que atrai milhares de pessoas. Horas para refletir sobre a vida, a fé católica e a importância de se manter longe das drogas, sejam lícitas ou ilícitas. O ingresso é um quilo de alimento e haverá atrações durante todo o dia.
Presidente da Comunidade Católica Emanuel, o padre Adão Dias Martins visitou a redação do Diário do Noroeste na tarde da última quarta-feira. Ele falou sobre a idealização do evento e a sua importância comunitária.
O Éffeta nasceu da vontade de reunir os participantes dos acampamentos e das demais atividades realizadas pela Comunidade Emanuel durante o ano. Foi crescendo e se consolidando como grande evento, atraindo público de até 20 mil pessoas. É a chance também para que muitos conheçam a Comunidade e possam ajudar na obra.
Padre Adão explica que haverá grande estrutura para acolher os visitantes do Éffeta. Serviço de lanchonete o dia todo, além de almoço. Antecipadamente são vendidas as camisetas do Éffeta, uma tradição em Paranavaí. No local, as pessoas poderão fazer doações à obra. Reunidas as fontes, após o pagamento das despesas, o resultado financeiro (se houver) vai para a manutenção do resgate das pessoas vítimas das drogas.
O ingresso é simbólico, já que os participantes terão apenas que levar um quilo de alimento não perecível. Os itens arrecadados são compartilhados com entidades assistenciais. No ano passado foram beneficiadas dez entidades. Todo o trabalho de preparação e no dia do Éffeta é feito por voluntários.
Programação
A programação está prevista para iniciar às 9h com a tradicional missa de abertura. Em seguida, haverá uma celebração com o Santíssimo Sacramento. No período da tarde, a partir das 13h, os visitantes poderão assistir a palestras e testemunhos dentro dos módulos organizados para trabalhar diversos assuntos.
A família, o jovem, o namoro, a criança, as confissões, o Santíssimo, Nossa Senhora, a própria Comunidade Católica Emanuel e o combate às drogas são alguns dos temas debatidos dentro das tendas montadas por todo o Parque de Exposições.
Às 18h30, um show musical deve fechar o evento. Neste ano, a Irmã Zélia, a Thayna Azevedo, o pessoal da Colo de Deus e o Gill Motta trabalham os módulos e depois vão para o palco principal onde acontece o show de evangelização.
Números
A libertação da dependência química exige perseverança. Cerca de 2.000 jovens de várias cidades já passaram pelas casas de tratamento da Comunidade Católica Emanuel. Dos que cumpriram todo o ciclo de tratamento de nove meses, cerca de 20% conseguem se manter longe das drogas. Muitos conseguem retomar a vida saudável, constituem família, arrumam trabalho e aprendem uma profissão. Há casos de jovens que fizeram ou fazem cursos superiores.
História/estrutura
A Comunidade Católica Emanuel foi fundada no dia 14 de março de 2005 com o objetivo de evangelização, prevenção e combate às drogas. Já levou seus trabalhos a diversos lugares no Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
Hoje, a entidade conta com três estruturas. O Recanto Dom Bosco foi o primeiro sítio da Comunidade Católica Emanuel, nele se iniciou a Comunidade Terapêutica visando a recuperação de dependentes químicos e a formação de cristãos. Com o tempo, o padre Adão Dias Martins percebeu a necessidade de haver missas, acampamentos e eventos. Desta forma o Recanto foi se tornando a sede da Comunidade Católica Emanuel. Outra sede em Paranavaí está localizada na Rua Takeshi Mitsuyasu, 645 – Jardim Ipê (Secretaria).
Em Tamboara está o Recanto Bom Pastor, o segundo sítio da Comunidade. Atualmente neste espaço está a Comunidade Terapêutica, onde também ocorre a maioria dos acampamentos fechados.
Muitas pessoas da região de Paranavaí frequentam a Comunidade, especialmente um grupo de pessoas da região de Loanda. Assim surgiu o Recanto São João Paulo II, doado à comunidade em 2018. O sítio possui estrutura para receber missas, acampamentos e outros eventos.