Na próxima quinta-feira (12) é comemorado o Dia das Crianças. Além das festividades que acontecem nesse período, a data também é símbolo para alertar sobre vários problemas enfrentados por elas. Merecem destaque para algumas a falta de educação, o trabalho e a exploração infantil ou, até mesmo, preconceitos relacionados a sua condição. Neste sentido, três fisioterapeutas e uma terapeuta ocupacional de Paranavaí promovem todos os anos um dia especial de inclusão para crianças especiais. Este ano, o evento aconteceu na quarta-feira (4) no Buffet Infantil Laura Trilo.
“Participaram da recreação crianças com autismo, TDHA e paralisia cerebral. Tivemos muitas brincadeiras interativas. O ambiente não contou música, teve apenas o som ambiente das próprias crianças. Todas as brincadeiras realizadas foram com a intenção de inclusão, pois o evento também contava com crianças com algumas dificuldades de locomoção”, conta a fisioterapeuta Geysa Borges.
Além de Geysa, as fisioterapeutas Vanessa Caldas e Marcela Makino, bem como a terapeuta ocupacional Eulália Savini foram as profissionais envolvidas neste projeto. Elas fazem parte da clínica de reabilitação Neuro Center, localizada na Rua Amapá, nº 826, no Centro de Paranavaí.
“A maior motivação desse dia recreativo foi fazer com que as crianças especiais não se sintam descoladas ou excluídas do dia das crianças”, conclui Geysa.