O Alimenta 2025 – Congresso e Feira Internacional de Proteína Animal, ocorre entre os dias 16 e 18 de junho, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba. A primeira edição do evento reunirá autoridades, especialistas e representantes da cadeia produtiva de aves, suínos, bovinos, peixes e ovos, consolidando o Paraná como referência global na produção e exportação de proteína animal.
Mais do que uma vitrine para o setor, o Alimenta 2025 será um espaço estratégico para refletir sobre como o Paraná e o Brasil estão inseridos neste contexto geopolítico dinâmico e cada vez mais exigente onde tensões comerciais, mudanças climáticas, guerras e a crescente pressão por segurança alimentar moldam o cenário de produção e exportação de proteínas animais no comércio global.
O evento será palco de painéis com especialistas renomados, com o objetivo de demonstrar a evolução na produção e exportação de alimentos e como o Brasil se tornou relevante nesse segmento. Também serão analisados o momento atual, desafios, oportunidades, além do que deve – e o que não deve – ser feito para que o Estado e o País consigam se manter como players estratégicos na produção e exportação global de proteína animal.
A abertura oficial está prevista para o dia 16 de junho, com destaque para a palestra magna “Cenário Global das Proteínas Animais – Passado, Presente e Futuro”, com o economista, cientista político e diplomata Marcos Troyjo.
A programação foi montada com especialistas que possuem vasta experiência no mercado. Entre os confirmados estão o ex-ministro da Economia, Paulo Guedes; o ex-ministro da Agricultura, Antonio Cabrera Mano Filho; o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin; o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Luis Renato de Alcantara Rua; e o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Roberto Serroni Perosa.
O presidente do Alimenta 2025, Roberto Kaefer – que também está à frente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) – explica que o objetivo é integrar os diversos elos da cadeia produtiva, compartilhar experiências e fortalecer a imagem do Paraná e do Brasil como líderes mundiais em proteína animal. “É hora de mostrarmos ao mundo o que o Brasil tem de melhor: uma cadeia produtiva forte, inovadora e comprometida com a qualidade dos alimentos”, pontua.
(Mais informações e inscrições estão disponíveis no site oficial: (www.alimentaexpo.com.br).