(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

ÉFFETA 2023

Evento será neste domingo no Parque de Exposições em Paranavaí

ADÃO RIBEIRO

adao@diariodonoroeste.com.br

Abra-te para um novo tempo; tempo de renascer. Esta é a mensagem central do Éffeta, inspirada nas palavras de Jesus Cristo. O evento é promovido e organizado pela Comunidade Católica Emanuel (Deus Conosco), a ser realizado neste domingo (17), no Parque de Exposições de Paranavaí. O Éffeta tem início às 9 horas com a Santa Missa. Contará com a presença do bispo diocesano, Dom Mário Spaki, além de vários padres e diáconos da Diocese. A entrada é gratuita e os participantes devem levar um quilo de alimento não perecível.

A ideia do Éffeta é reforçar a luta contra as drogas, as pregações, as missas, as temáticas com os jovens, com a família, a promoção do adolescente e da criança. “Que o Senhor Jesus venha curando a indiferença para que vivamos os reais valores para a nossa salvação”, sintetiza o padre Adão Dias Martins, idealizador e líder da Comunidade Católica Emanuel.

O religioso visitou a redação do Diário do Noroeste nesta quinta-feira e deu detalhes sobre o grande evento, iniciado há 16 anos. Ele esclarece que o Éffeta é um resumo do que é vivido durante todo o ano na Comunidade Emanuel.

Após a celebração religiosa (às 9h), haverá almoço por adesão. Depois, diversos módulos devem movimentar as caravanas de toda a região. Serão vários pregadores e uma série de reflexões.

Após, haverá o show com a Comunidade Católica Shalom, uma equipe de oito missionários do Nordeste, que nunca veio a Paranavaí por conta de espaço na agenda. Também haverá as apresentações da “Colo de Deus”, Comunidade Emanuel e uma série de outros pregadores e músicos, muitos se revezando nos módulos durante a tarde.

O objetivo do Éffeta não é o lucro. No entanto, trata-se de uma importante fonte para a manutenção do trabalho de enfrentamento às drogas nas casas de recuperação da Comunidade. Primeiro objetivo é que o evento se pague através da venda de comidas, bebidas, camisetas e a coleta da missa. A estrutura da Comunidade acolhe rotineiramente pessoas vítimas das drogas e que buscam atendimento, acolhimento e recuperação.

Sobre o desafio de enfrentar as drogas, Padre Adão admite que se trata de uma luta constante através do projeto “Bom Menino”, de Alto Paraná, e da Casa de Recuperação Masculina em Paranavaí. Muitas vezes é preciso força para lidar com as frustrações, diante do insucesso do tratamento.

No entanto, lembra que livrar uma única pessoa das drogas já é uma grande vitória. Cita exemplos de pessoas que passaram pelas fases de recuperação e hoje estão com suas famílias constituídas e no mercado de trabalho, vivendo com dignidade.

Trajetória – Tudo começou em 2006, quando foi realizado o primeiro acampamento. Padre Adão era pároco da Igreja Nossa Senhora Aparecida (Jardim Ipê). A intenção era evangelização dos jovens. No entanto, recorda o religioso, a equipe se deparou com vários garotos que faziam uso de drogas. Os jovens o procuraram para pedir ajuda e inicialmente eram encaminhados para outros centros.

Essa procura provocou a necessidade de criação da Comunidade Católica Emanuel. O espaço dos acampamentos era alugado, mas foi preciso adquirir para acolher jovens e adultos com problemas de dependência. Neste período, recorda-se, as casas que recebiam as pessoas já não davam conta por problemas de vagas ou também de acolhimento, já que nem sempre as famílias conseguiam fazer as visitas regulares conforme a proposta do tratamento.

“Foi assim que tudo começou, uma estrutura de tratamento, evangelização, prevenção e promoção da família, inicialmente vinculado à Paróquia do Jardim Ipê”. Na sequência, houve a criação da Comunidade como uma instituição formalizada.

O objetivo central é a prevenção, isto é, evitar a entrada do jovem no mundo das drogas. Mas, caso a pessoa esteja neste mundo sombrio, a Comunidade entra na luta pela recuperação. Cerca de 1.500 pessoas já passaram pela comunidade terapêutica.

Serviço:

Evento: Éffeta 2023

Local: Parque de Exposições de Paranavaí

Hora: 9h

Entrada gratuita (pede se levar um quilo de alimento não perecível).

Compartilhe: