(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Divulgação/Vatican News
Foto: Divulgação/Vatican News

CONCLAVE

Ex-arcebispo de Maringá está entre os cardeais que devem participar da escolha do novo papa

Com a morte do Papa Francisco, anunciada nesta segunda-feira, 21, a Igreja Católica se prepara para o Conclave que elegerá o novo pontífice. E entre os sete cardeais brasileiros aptos a participar da eleição, um tem forte ligação com Maringá: João Braz de Aviz, que já foi arcebispo da cidade.

Com 77 anos, o cardeal é o mais velho entre os brasileiros que podem votar, já que o limite estabelecido pelo Vaticano é de 80 anos. Ele tem uma longa trajetória na Igreja e ocupou a Arquidiocese de Maringá entre 2002 e 2004, antes de ser transferido para Brasília. Seu tempo na cidade pode ter sido breve, mas marcou sua trajetória pastoral e reforça a presença de Maringá na história recente da Igreja Católica.

Natural de Mafra (SC), mas criado em Borrazópolis, no interior do Paraná, Aviz tem uma formação sólida: estudou Filosofia em Curitiba, Teologia em Roma, e foi reitor e professor de Teologia Dogmática em Londrina. Foi ordenado padre em 1972, na Catedral de Apucarana, e passou por diversas cidades do Paraná antes de ganhar projeção nacional e internacional.

Além de sua atuação no Brasil, o cardeal tem destaque no Vaticano. Desde 2011, é prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, um dos mais importantes da Cúria Romana. Ele também participou do Conclave de 2013, que elegeu o Papa Francisco.

Sete brasileiros no Conclave

Entre os 138 cardeais com menos de 80 anos aptos a votar no Conclave, sete são brasileiros. São eles:

  • Sérgio da Rocha (Primaz do Brasil, 65 anos)
  • Jaime Spengler (presidente da CNBB, 64 anos)
  • Odilo Scherer (arcebispo de São Paulo, 75 anos)
  • Orani Tempesta (arcebispo do Rio de Janeiro, 74 anos)
  • Paulo Cezar Costa (arcebispo de Brasília, 57 anos)
  • Leonardo Ulrich Steiner (arcebispo de Manaus, 74 anos)
  • João Braz de Aviz (arcebispo emérito de Brasília, 77 anos)

O único brasileiro fora da votação é Raymundo Damasceno, de 87 anos, que ainda assim será convidado para integrar as discussões do Colégio dos Cardeais.

O Conclave deve começar em até 20 dias após a morte do Papa, conforme as regras da Igreja. Até lá, os cardeais devem se reunir no Vaticano para tomar decisões emergenciais e organizar os próximos passos da sucessão papal.

O que é o Conclave?

É o processo oficial da Igreja Católica para a escolha de um novo Papa. Realizado na Capela Sistina, no Vaticano, ele reúne todos os cardeais com menos de 80 anos de idade, considerados aptos a votar. Durante o Conclave, os cardeais ficam isolados do mundo externo até que se chegue a uma decisão. A votação é secreta e pode durar vários dias. Para que um novo pontífice seja eleito, é necessário obter dois terços dos votos.

Fonte: GMC Online

Compartilhe: