Depois de passar quatro anos dedicado a estudar a história de Paranacity, o pioneiro e ex-prefeito da cidade, José Bonifácio Moron, conhecido popularmente como Zeca Moron, lança o livro ‘História e Memória de Paranacity’. O evento acontece nesta segunda-feira (1), às 10h, no Sindicato Rural de Paranacity, localizado na Rua Pedro Paulo Venerio, n.º 973. Aberto para toda a comunidade, os exemplares serão distribuídos gratuitamente e também será possível participar de uma sessão de autógrafos com o autor.
“Como até o momento ninguém se dispôs a escrever a História de Paranacity, tomei a decisão de aceitar essa desafiadora incumbência, embora não sendo a pessoa mais bem qualificada para tal”, afirma Zeca. “Garimpar fatos depois de 72 anos, desde a derrubada da mata no local em 1949, onde seria fundada a cidade de Paranacity, foi mais que uma tarefa, foi um verdadeiro desafio. Antes de iniciar este trabalho, não podia imaginar como seria tão difícil cavar o solo profundo do passado na tentativa de extrair informações, fatos e, sobretudo, colocá-los em ordem cronológica”.
Foi necessária a contribuição de dezenas de pessoas para compor as 280 páginas da obra, que está recheada de causos, lendas, relatos e conquistas da cidade do noroeste paranaense. O autor de 84 anos dividiu a obra em seis capítulos que apresentam a história de maneira detalhada, com personagens históricos do município, casos engraçados, relatos de superação e conquistas de panacitenses que ultrapassaram as fronteiras da cidade.
Sobre o autor
Zeca Moron construiu toda a sua trajetória profissional e pessoal na cidade. Nasceu em Gália, estado de São Paulo, em 1938, e chegou a Paranacity no começo da adolescência, em 1950, onde permanece até hoje.
É formado técnico em contabilidade pelo Colégio Comercial Estadual de Paranacity — atualmente conhecido como Colégio Estadual Antonio Tortato —, mas nunca exerceu a profissão. Trabalhou e se aposentou como funcionário público após exercer vários cargos na Administração Municipal. Em seus 40 anos de vida pública, entre diversos outros feitos, foi prefeito durante três mandatos, diretor do Colégio Comercial, fundador e primeiro presidente da APAE e participante ativo da criação de várias entidades locais. Como municipalista, participou de vários movimentos visando o fortalecimento e maior autonomia dos pequenos municípios.
Fonte: Vanessa Santa Rosa