A Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) está otimista em relação às vendas para o Dia das Mães e confia na criatividade dos lojistas para alcançar resultados positivos. Com base nos dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), a Aciap estima um crescimento de 9% a 14% nas vendas em comparação com o mesmo período de 2023.
A expectativa favorável é respaldada pelo desempenho sólido do primeiro trimestre deste ano, que registrou um aumento médio de 11% em relação aos três primeiros meses do ano anterior. Em termos de faturamento para o comércio de Paranavaí, o Dia das Mães figura entre os períodos mais rentáveis, ficando atrás apenas do Natal, em dezembro, e eventualmente da Black Friday, em novembro.
Um dos fatores que podem impulsionar as vendas e até superar as projeções é o quadro de empregabilidade na região. “Paranavaí tem mantido bons índices de empregabilidade, o que reflete positivamente no comércio local”, comenta o CEO da Aciap, Carlos Henrique Scarabelli (Kaká).
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, mostram um saldo favorável para Paranavaí em fevereiro de 2024, com 1.387 admissões e 1.024 desligamentos, resultando em 363 contratações líquidas.
Para os lojistas associados, como Antônio Cruz da Silva das lojas Exclusiva Castor e Espaço Conforto, a expectativa é ainda mais otimista, esperando um crescimento de pelo menos 20%. Ele destaca parcerias com a indústria para oferecer descontos especiais para o Dia das Mães, variando de 20% a 40%.
Edina Aparecida Oliveira, da Edna’s Moda, ressalta a importância da data para sua loja, especialmente se o clima estiver mais frio. “Vendemos melhor ainda, porque as mães procuram casacos, moletom, moletinho. Mas, independentemente disso, sempre temos boas vendas, e sempre inovamos com lembrancinhas e sorteios para atrair os clientes”, destaca ela.
Horário diferenciado
O comércio funcionará em horário estendido no dia 10 de maio, sexta-feira que antecede o Dia das Mães. As lojas do Centro e dos bairros atenderão das 9h às 22h. Já no sábado (11), por ser o segundo do mês, o funcionamento será das 9h às 17h.