ADÃO RIBEIRO
O Lions Club de Paranavaí promove mais uma edição da tradicional Expoflor. O evento acontece de 2 a 11 de junho na sede do clube – Rua Antônio Felipe, 280, ao lado da Mesquita, das 9h às 21h. Parte da arrecadação deste ano vai para o Educandário São José, no Jardim Ipê. A instituição é parceira também na execução.
A Expoflor não foi realizada nos últimos três anos por causa da pandemia de Covid-19. Agora, volta em novo formato. Presidente do Lions Club Paranavaí, Luiz Fernando Machado lembra que as edições anteriores foram na Praça dos Pioneiros. Porém, explica, o espaço está em obras (construção da Praça de Alimentação), por isso a decisão de fazer a atividade na sede do clube. Além da necessidade, detalha, será oportunidade para que as pessoas conheçam o Lions, sua sede e um pouco mais do que é feito todos os anos.
Um dos trabalhos realizados é a macarronada solidária, na primeira segunda-feira de cada mês. Para viabilizar o preparo são coletadas doações, além de mão de obra voluntária. O objetivo, antecipa, é ampliar a frequência da macarronada para dois dias por mês.
A macarronada é servida em marmitas, distribuídas nas geladeiras solidárias. Em Paranavaí são quatro geladeiras. Atual secretário e ex-presidente do Lions Paranavaí, Antônio Carlos Vieira fala da importância do trabalho. Mesmo simples, a ação faz diferença na vida de muitas pessoas que encontram naquela refeição um pouco de conforto e amparo. Vieira também aponta a necessidade de ampliar o número de voluntários para que as ações beneficentes atinjam ainda mais pessoas que necessitam.
Detalhes – A Expoflor chega à 22ª edição apresentando mudas ornamentais, frutíferas e medicinais. A entrada é franca e os preços “cabem em todos os bolsos”. Machado antecipa que os preços devem variar de R$ 5,00 a cerca de R$ 100,00. Como aconteceu nas edições anteriores, as orquídeas devem chamar a atenção. Mas há espaço para uma variedade de plantas, atendendo a todos os gostos e combinações para ambientes abertos e fechados.