Na próxima sexta-feira (12) terá início a 23ª edição da Exposição de Flores de Paranavaí – Expoflores. O evento segue até o dia 21, sempre das 9 às 21 horas na sede do clube de serviço – Rua Antônio Felipe, 280, ao lado da Mesquita.
CONVITE:
Representantes do Lions visitaram o Diário do Noroeste nesta sexta-feira e falaram sobre a ação beneficente, sendo recebidos por Sérgio Carlos de Carvalho Filho. Neste ano, o Movimento Familiar Cristão – MFC – será parceiro na realização.
A exposição conta mais uma vez com a parceira da Agroflores, de Uniflor, que trabalha com plantas de Holambra (SP). Serão cerca de 400 variedades, incluindo flores, mudas de frutas (exceto cítricas), além de árvores ornamentais.
Presidente do Lions Club de Paranavaí, Antônio Carlos Vieira destaca o caráter democrático do evento. Os preços começam com apenas R$ 3,00 e vão até R$ 700,00.
“Pensamos num formato em que todos possam participar”, resume. “Também quem optar apenas por visitar pode ficar à vontade e será bem recebido”, lembra.
A Expoflores tem caráter regional e, por isso, o convite é estendido para as demais cidades.
Nesta edição os recursos deverão beneficiar três entidades. Além do MFC, o Lions pretende ajudar a duas instituições. A distribuição vai depender do montante arrecadado. Nas 22 edições anteriores, o Lions já beneficiou 60 entidades, algumas em mais de uma oportunidade. No ano passado, os recursos foram destinados ao Educandário São José.
CONHECENDO O CLUBE
O Lions de Paranavaí é um dos clubes de serviço mais tradicionais da cidade. Vieira informa que quem quiser conhecer poderá entrar em contato com um dos integrantes. As reuniões acontecem duas vezes por mês. Uma delas, na primeira segunda-feira, é a já tradicional marmita solidária. Nesse encontro, os voluntários servem refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade, conclui Vieira.
Outro projeto é o Varal Solidário. Nesta ação é feita a arrecadação de roupas em boas condições para posterior distribuição às comunidades que precisam. O Varal é sempre montado em praça pública.
Primeiro vice-presidente do clube, Luiz Fernando Machado cita outro projeto que faz a diferença, desenvolvido em parceria com a Colgate. Trata-se do “Sorriso Bom de Boca”. A iniciativa, a ser concluída até junho, vai distribuir mil kits de higiene bucal. Paralelamente, uma dentista e estudantes de odontologia vão aos estabelecimentos de ensino e passam noções de higiene bucal, incluindo a forma de escovação correta.
Integrante do clube de serviço, o contador Ivonildo Crescêncio da Purificação (Baiano) cita o projeto de meio ambiente com o plantio de 198 árvores nas margens da Rua Guaporé, área do Ribeirão Paranavaí. A nova vegetação deve revitalizar as margens da via, até então carente de árvores. O trabalho é uma parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável pelos cuidados e manutenção.