A Comissão Estadual de Exposições Agropecuárias, Feiras e Festas (Comexpa) já definiu a data da próxima edição, a de número 51, da Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Paranavaí (ExpoParanavaí). A nova data marca o retorno do evento para o mês de março, como acontece tradicionalmente.
A Comexpa é o órgão responsável por organizar o calendário das exposições agropecuárias, festas de peões, rodeios e atividades similares do Paraná. Ela é sempre presidida pelo secretário estadual de Agricultura e conta com dois vice-presidentes.
Em reunião realizada este mês, dia 10, o presidente da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, Mario Hélio Lourenço de Almeida Filho, foi eleito o 1º vice-presidente da Comexpa. O mandato é de dois anos
DATA – Segundo Mario Hélio, a ExpoParanavaí 2023 será realizada de 03 a 12 de março, duas semanas após o carnaval. Com a definição da data, a Sociedade Rural do Noroeste do Paraná vai começar a enviar ofícios às entidades congêneres de Santa Catarina e Rio Grande do Sul informando o período da realização do evento para evitar concorrência entre as exposições. “Principalmente na parte de gado é complicado. Tem pecuaristas de outros Estados que querem participar dos eventos aqui no Paraná, assim como tem os paranaenses que querem ir para outros estados”, explica o presidente.
Este ano, a ExpoParanavaí, alusiva ao Jubileu de Ouro, aconteceu entre 27 de maio a 5 de junho. Chegou a ser programada para a época tradicional – primeira quinzena de março – mas devido ao crescente número de casos de Covid-19, a diretoria da Sociedade Rural achou por bem aditar o evento.
“Nós tínhamos autorização para promover o evento. Mas entendemos que, como milhares de pessoas visitam a ExpoParanavaí, haveria o risco de promover uma escalada nos casos de Covid e estrangular o sistema público de saúde. Para contribuir com o sistema optamos pelo adiamento”, diz Mario, lembrando que em 2021 a pandemia impediu a realização da Expo.
Para a próxima edição, os preparativos devem começar o mais breve possível. “Se houver tempo hábil, as primeiras reuniões começarão ainda este mês. Mas em setembro, no máximo, a gente começa a organização da ExpoParanavaí 2023”, anuncia ele.
Fonte: Assessoria