Exportações como vetores de crescimento também no mercado interno foi o tema abordado de evento nesta semana 24, de forma online, realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) no âmbito do Grupo de Exportação. A iniciativa busca discutir, com empresas do setor, formas de aumentar a competitividade nas exportações. Na oportunidade, o palestrante foi Juarez Leal, profissional que acumula experiência de mais de 35 anos em comércio exterior e atualmente é gerente da Plataforma Brasil Exportação na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Destacando a importância das exportações para o setor brasileiro de componentes e produtos químicos, a superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, abriu o evento ressaltando o apoio do Brazilian Materials, programa de incentivo aos embarques promovido em parceria com a ApexBrasil. “Desde 1999, aceitamos o desafio da ApexBrasil de tornar o setor brasileiro de componentes e químicos conhecido no mundo por meio das exportações. Hoje, somos referência em termos de qualidade e sustentabilidade no exterior”, disse. Segundo ela, o programa é aberto para empresas do setor e apoia a participação, com subsídios, em feiras internacionais, missões de prospecção, projetos compradores com importadores no Brasil, entre outras iniciativas.
BENEFÍCIOS
Segundo Leal, as exportações são fundamentais para a melhoria da competitividade das empresas, inclusive no ambiente doméstico. “Entre os benefícios da exportação, estão o aumento de receitas advindas das vendas internacionais, a diversificação de mercados e a consequente menor vulnerabilidade a instabilidades econômicas locais, a melhoria de processos e produtos diante de padrões mais exigentes, a melhoria da imagem de marca, entre outros”, listou o gerente.
Na sua fala, Leal contou, ainda, a sua experiência no comércio exterior, destacando oportunidades tanto para empresas que estão iniciando o processo de exportação, quanto para as mais maduras na área. Segundo ele, mercados com similaridades culturais com o Brasil, como países da América Latina, são indicados para empresas iniciantes, ao passo que mercados como a América do Norte, Europa, Ásia e Oriente Médio são indicados para empresas mais familiarizadas com exportações.
ESTRATÉGIA
Leal falou também que, para o sucesso das exportações, é preciso elaborar uma estratégia bem definida, levando em consideração quais os mercados-alvo das operações, quais os investimentos necessários, quais os eventos mais importantes para prospecção, entre outros pontos. Para isso, segundo ele, a ApexBrasil lançou recentemente, com mais de 30 parceiros de diversos setores voltados ao comércio exterior, a plataforma Brasil Exportação. “Nessa plataforma digital, mapeamos alguns dos principais fornecedores privados, instituições e entidades ligadas ao mercado internacional para que colocassem suas oportunidades em um único lugar. É como um market place, acessível para todas as empresas, detalhando serviços para potencializar as exportações”, contou.
Parceira da plataforma, a Assintecal possui uma página que visa simplificar e potencializar a exportação das mais de 3 mil empresas de componentes e químicos espalhadas pelo Brasil. Na página, as empresas encontram o calendário de feiras internacionais do setor apoiadas pelo Brazilian Materials, projetos com compradores internacionais no Brasil, informações sobre a certificação de ESG Origem Sustentável e sobre o INSPIRAMAIS, serviços de Inteligência de mercado, entre outros serviços.