Romper com as cansativas imagens do abuso perpetrado pelo processo de escravidão e exultar a negritude brasileira. Com essa proposta, o artista visual Edson Godinho apresenta o projeto “Ocupação: Negras Cabeças”, com obras que pretendem levar a população de Paranavaí a refletir sobre o racismo, utilizando a arte. A exposição será no Terminal Urbano Ângelo Bogoni, no Centro da cidade, de 14 a 21 de novembro. Trata-se de uma mostra de imagens em grande dimensão em um local com grande circulação diária de pessoas.
O projeto foi aprovado pelo Edital de Apoio à Cultura 001/2021 – Fundo Municipal de Cultura de Paranavaí e traz retratos de cabeças negras em perfil. A composição busca facilitar a leitura da obra de todos os ângulos, de modo a contar uma história. Uma das imagens da ocupação irá apresentar o contexto da exposição.
Godinho explica que não tem a pretensão de ocupar o lugar de fala do povo negro. O objetivo é dar visibilidade à história e à cultura negra, que se consolida como um dos fundamentos de sua produção criativa, com base na igualdade e na equidade como condições básicas de vida.
O artista visual destaca que o Brasil foi responsável por um dos maiores processos escravagistas de todos os tempos, atrás apenas da Roma Antiga. “Isso leva a considerar, dada a necessidade de dar visibilidade sobre o tema, ações que, mesmo pequenas, possam oferecer uma forma de contribuição no reparo e na retratação para com a comunidade negra. A arte e a cultura são importantes meios de ressignificação e inserção social, fortalecem o sentimento de pertencimento e podem propiciar mobilidade social para negros e negras em todo território nacional.”
Edson Godinho é formado em Artes Visuais e Multimídia, especialista em Moda e Comunicação e em Educação Especial e Inclusiva, sendo também licenciado em Artes.
Iniciou carreira em 2006 trabalhando em produtoras audiovisuais de Londrina. A partir de 2009 atuou no mesmo segmento na cidade de Curitiba. Assinou figurinos, direção de arte e assistência de direção de arte para cinema. Desde 2011 realiza atividades focadas no audiovisual em algumas unidades do Sesc Paraná. Na página www.edsongodinho.com é possível conferir o portfólio do artista.