(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Apresentações artísticas na Praça dos Pioneiros marcaram o início do Mês da Consciência Negra
Foto: Anpir
Apresentações artísticas na Praça dos Pioneiros marcaram o início do Mês da Consciência Negra Foto: Anpir

CIDADANIA

Extensa programação em Paranavaí marca o Mês da Consciência Negra

Celebrado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra marca o reconhecimento da luta pelo fim da escravidão no Brasil. É uma referência à data da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, assassinado por bandeirantes em 1965.

Foto: Anpir

A reverência à história da negritude no país se transformou em feriado nacional, em lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2023. A institucionalização do Dia da Consciência Negra em todo o território nacional tem como objetivo fomentar uma análise crítica sobre a discriminação racial, o racismo e as disparidades sociais.

Em Paranavaí, a Associação Negritude de Promoção da Igualdade Racial (Anpir) preparou uma extensa programação ao longo de todo o mês, com atividades culturais, promoção de saúde e conscientização.

Entre as atrações da abertura da programação, barraca de produtos e serviços da cultura afro
Foto: Anpir

Dois shows marcaram a abertura do Mês da Consciência Negra, no dia 1º de novembro, na Praça dos Pioneiros, com apoio da Fundação Cultural de Paranavaí: “Forró”, com o Trio Cumadi Zeca, e “O som negro no mundo”, com João Henrique. O espaço público também reuniu barracas de artesanato, tranças e vestuários africanos e afro-brasileiros.

Na próxima sexta-feira (8), acadêmicos da Unifatecie estarão no calçadão da Rua Getúlio Vargas, no centro da cidade, promovendo cuidados com a saúde da população negra.

No dia 12, haverá palestra sobre letramento racial no Colégio Estadual Cívico-Militar Silvio Vidal. De 18 a 23, a Anpir promoverá a XXVIII Semana da Negritude e a XVIII Semana África-Brasil.

No dia 20, feriado nacional, as atividades se concentrarão na Praça dos Pioneiros, com recreação infantil, exames e orientações de saúde, barracas com produtos e serviços da cultura afro, apresentações de capoeira, show de samba e rap e desfile.

O dia 23 terá o Jantar da Negritude 2024, no Clube do Professor, a partir das 20h30. No cardápio, o calulu, prato típico de Angola e São Tomé e Príncipe.

No dia 30 de novembro, para marcar o fim das atividades, haverá show e homenagem póstuma ao músico Arnaldo dos Santos, músico e professor de música, que morreu no dia 12 de agosto deste ano.

Compartilhe: