Para ou segue?
Uma situação inusitada chamou a atenção dos motoristas que trafegaram pela Avenida Deputado Heitor Alencar Furtado, no encontro com a Rua Guaporé, próximo ao Colégio Estadual do Paranavaí. Um problema no sistema semafórico entre a manhã e o início da tarde desta segunda-feira (22) fez com que as cores verde e vermelha sinalizassem ao mesmo tempo.
O Diário do Noroeste entrou em contato com a Secretaria Municipal de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito para entender o que poderia ter provocado a falha. O diretor de Trânsito, Carlos Fujimori, explicou que normalmente isso ocorre quando uma queda de tensão na rede provoca a queima de um componente interno controlador do semáforo, que “entra em um modo de operação que não é o correto, e acaba desconfigurando”. Se esse for o caso, a solução é rápida, bastando substituir a peça danificada.
Em um cenário de maior complexidade, outra possibilidade é a queima da placa-mãe do controlador, o que exige a desmontagem do sistema e a substituição. “Demanda um pouco mais de tempo”, disse o diretor.
Pouco depois do contato do Diário do Noroeste e da publicação da matéria, Fujimori informou que a manutenção foi realizada e que o semáforo funciona normalmente.
Matéria atualizada às 14h02.