(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Uso incorreto de piscinas pode elevar o nível de consumo de água
Foto: Ivan Fuquini
Uso incorreto de piscinas pode elevar o nível de consumo de água Foto: Ivan Fuquini

CRISE HÍDRICA

Falta de chuvas regulares provoca redução de quase 50% no nível do Ribeirão Arara

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

O nível do Ribeirão Arara, principal fonte de captação de água para o abastecimento de Paranavaí, diminuiu 48%, resultado da falta de chuvas regulares ao longo de 2021, com exceção de janeiro e outubro, os dois meses com volume de precipitação acima da média histórica.

A estiagem que afeta a Região Noroeste é realidade em todo o Paraná, fato que levou o governador Carlos Massa Ratinho Júnior a decretar a continuidade da emergência hídrica, autorizando as companhias de saneamento a implantarem rodízio nas cidades comprometidas pela seca. A determinação tem validade de 180 dias, contados a partir de 22 de dezembro.

De acordo com o gerente regional da Sanepar, Heterley Ubaldo, apesar do baixo índice pluviométrico e dos efeitos sobre os mananciais, Paranavaí não corre risco de desabastecimento e, por enquanto, a possibilidade de adotar o sistema de rodízio, com distribuição alternada de água para os bairros, está descartada. Mesmo assim, a preocupação é constante: “Estamos em situação de alerta”, diz.

Diante do problema, Ubaldo reforça o pedido que tem feito ao longo dos últimos meses: que os consumidores adotem hábitos diários de economia. Cita algumas medidas para o uso racional, como reduzir o tempo do banho, manter a torneira fechada durante a escovação dos dentes ou usar um copo para enxágue e, na hora de lavar a louça, ensaboar os utensílios com a torneira desligada e só abri-la para enxaguar, de preferência todos os itens de uma só vez.

O gerente regional da Sanepar chama a atenção para os cuidados com o uso de piscinas. À medida que o verão avança, os reservatórios de água para lazer ganham espaço na rotina dos moradores, mas o uso inadequado eleva o consumo.

Quando o assunto é economia de água, outro problema é o uso de jatos de mangueira para fazer a varrição de quintais e calçadas. O ideal é que a sujeira seja retirada com a vassoura e, somente depois, se for necessário, fazer a lavagem. Cabe destacar que baldes proporcionam menos desperdícios do que as mangueiras.

 

Compartilhe: