Pelo menos 230 mil domicílios em municípios do Noroeste do Paraná ficaram sem energia após o temporal que atingiu a região na noite de sábado (23). Desde então, equipes da Copel trabalham para normalizar a situação, mas a interrupção no fornecimento de luz permanece em diferentes pontos afetados pela queda de postes e pelos danos na rede elétrica. Na tarde de ontem, mais de 500 casas em Paranavaí ainda estavam desligadas.
A assessoria de imprensa da Copel informou que a previsão seria restabelecer o fornecimento de energia ontem mesmo para a maior parte dos consumidores, mas atendimentos individuais e de pequenos circuitos se estenderão pelos próximos dias.
Conforme atualização divulgada ontem, a região de Paranavaí e Colorado concentravam a maioria das ocorrências, principalmente nas áreas rurais de pequenos municípios. A assessoria de imprensa da Copel também informou que nos locais de acesso mais difícil estão sendo utilizados postes de fibra de vidro para substituir os que foram danificados, porque são menos pesados para o transporte. Foram 272 postes quebrados.
A Companhia Paranaense de Energia classificou o temporal de sábado como o pior evento climático de todos os tempos a atingir o interior do Estado. Há duas semanas, no dia 14 de outubro, um vendaval acompanhado de chuvas fortes havia atingido as regiões Noroeste, Oeste e Sudoeste, que somaram 300 mil casas sem luz, sendo também considerado um dos momentos mais críticos da história.
Estado de emergência – Na quarta-feira (27), a Prefeitura de Paranavaí decretou estado de emergência, que permite fazer investimentos públicos com dispensa de licitação. Com menos trâmites burocráticos, mas seguindo critérios que garantam transparência nos processos de contratação, o objetivo é tornar mais célere a recuperação dos estragos em prédios públicos. Os cálculos da Administração Municipal apontam quase R$ 600 mil em prejuízos.
Na tarde de ontem, a assessoria de imprensa informou que os procedimentos para definir as empresas responsáveis pelas obras deverão ter início na próxima semana. (RS)