Dezenove redações, uma de cada instituição municipal de ensino, serão avaliadas pela comissão julgadora, formada por representantes da Seduc e do Diário do Noroeste
REINALDO SILVA
Da Redação
O jornalismo está em contato direto com a realidade. Investiga, questiona, contesta, expõe, informa, transforma. Para o Diário do Noroeste, tal ofício é também um instrumento de interação com a comunidade. Quer uma prova? Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto Semeando Leitores chegou às escolas municipais de Paranavaí, desta vez com a proposta de incentivar os alunos dos quintos anos a se tornarem jornalistas mirins.
O desafio apresentado aos estudantes: elaborar uma notícia sobre a realidade em que estão inseridos – em casa, no bairro, na escola, na igreja… Cada escola selecionou uma redação para a avaliação final, totalizando 19 textos, entregues à Secretaria de Educação (Seduc) ao longo desta semana.

Foto: Divulgação
A Seduc é parceira do Diário do Noroeste na realização do Semeando Leitores. Ano após ano, inclui o concurso na grade de atividades letivas e mobiliza as instituições de ensino. As crianças se empenham, trocam experiências, praticam o conteúdo aplicado na sala de aula.
“A gente percebe as crianças produzindo, apoiando umas às outras, dando opiniões. É uma partilha, a turma toda cresce junto”, disse a supervisora pedagógica da Escola Municipal Noêmia Ribeiro Amaral, Vânia Elis Sousa, que esteve na Seduc na tarde desta sexta-feira (14) para entregar o envelope com a matéria jornalística finalista.
Quem recebeu a redação foi a supervisora pedagógica de Língua Portuguesa da Seduc Milena Maronez Ganzaroli, que elogiou o tema escolhido para esta terceira edição do projeto. Explicou que até o quarto ano do ensino fundamental, os alunos têm contato mais frequente com textos narrativos, tais como contos e crônicas. No quinto ano, aprendem de forma mais detalhada o gênero informativo.

Foto: Ivan Fuquini
A escolha acertada do tema para esta terceira edição – jornalista mirim – coroou o trabalho desenvolvido pelos professores durante todo o ano, pois “levou em consideração cada parte, cada elemento do gênero”, constatou Milena. O uso da norma padrão da língua portuguesa, o emprego de regras e a busca por critérios fazem parte das características que definirão a matéria vencedora.
E agora vem um problemão. Um bom problemão, vamos chamar assim. “A seleção é difícil. Você mergulha em cada uma das histórias e começa a enxergar mais além, de forma afetuosa, o que o aluno escreveu”, avaliou a supervisora pedagógica da Seduc. E tudo será feito de forma imparcial, com critérios técnicos a análise, de fato, da notícia. Participam da comissão julgadora representantes da Secretaria de Educação e do Diário do Noroeste.

Foto: Divulgação
O anúncio do texto vencedor será no dia 4 de dezembro, às 8h, na Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap). O estudante ganhará um notebook e terá a matéria publicada em uma edição comemorativa do jornal. A professora responsável receberá uma poupança de R$ 1.000,00 e outros R$ 1.000,00 serão sorteados entre a comunidade escolar.
Para a supervisora pedagógica da EM Noêmia Ribeiro Amaral, o projeto Semeando Leitores está além da premiação – também importante. “O Diário do Noroeste está arraigado na história de Paranavaí.” O contato dos alunos com as produções do DN, especialmente os exemplares da edição impressa disponibilizados às crianças, e a possibilidade de ter o nome estampado nas folhas de papel e nas mídias digitais é emocionante, disse Vânia.































