(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

JORNALISTA MIRIM

Falta pouco: escolas de Paranavaí selecionam finalistas do projeto Semeando Leitores

Dezenove redações, uma de cada instituição municipal de ensino, serão avaliadas pela comissão julgadora, formada por representantes da Seduc e do Diário do Noroeste

REINALDO SILVA

Da Redação

O jornalismo está em contato direto com a realidade. Investiga, questiona, contesta, expõe, informa, transforma. Para o Diário do Noroeste, tal ofício é também um instrumento de interação com a comunidade. Quer uma prova? Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto Semeando Leitores chegou às escolas municipais de Paranavaí, desta vez com a proposta de incentivar os alunos dos quintos anos a se tornarem jornalistas mirins.

O desafio apresentado aos estudantes: elaborar uma notícia sobre a realidade em que estão inseridos – em casa, no bairro, na escola, na igreja… Cada escola selecionou uma redação para a avaliação final, totalizando 19 textos, entregues à Secretaria de Educação (Seduc) ao longo desta semana.

Durante o processo de criação das matérias, os alunos tiveram contato com a versão impressa do jornal
Foto: Divulgação

A Seduc é parceira do Diário do Noroeste na realização do Semeando Leitores. Ano após ano, inclui o concurso na grade de atividades letivas e mobiliza as instituições de ensino. As crianças se empenham, trocam experiências, praticam o conteúdo aplicado na sala de aula.

“A gente percebe as crianças produzindo, apoiando umas às outras, dando opiniões. É uma partilha, a turma toda cresce junto”, disse a supervisora pedagógica da Escola Municipal Noêmia Ribeiro Amaral, Vânia Elis Sousa, que esteve na Seduc na tarde desta sexta-feira (14) para entregar o envelope com a matéria jornalística finalista.

Quem recebeu a redação foi a supervisora pedagógica de Língua Portuguesa da Seduc Milena Maronez Ganzaroli, que elogiou o tema escolhido para esta terceira edição do projeto. Explicou que até o quarto ano do ensino fundamental, os alunos têm contato mais frequente com textos narrativos, tais como contos e crônicas. No quinto ano, aprendem de forma mais detalhada o gênero informativo.

Milena Ganzaroli, da Seduc, recebeu o texto finalista das mãos de Vânia Sousa, da EM Noêmia Ribeiro Amaral
Foto: Ivan Fuquini

A escolha acertada do tema para esta terceira edição – jornalista mirim – coroou o trabalho desenvolvido pelos professores durante todo o ano, pois “levou em consideração cada parte, cada elemento do gênero”, constatou Milena. O uso da norma padrão da língua portuguesa, o emprego de regras e a busca por critérios fazem parte das características que definirão a matéria vencedora.

E agora vem um problemão. Um bom problemão, vamos chamar assim. “A seleção é difícil. Você mergulha em cada uma das histórias e começa a enxergar mais além, de forma afetuosa, o que o aluno escreveu”, avaliou a supervisora pedagógica da Seduc. E tudo será feito de forma imparcial, com critérios técnicos a análise, de fato, da notícia. Participam da comissão julgadora representantes da Secretaria de Educação e do Diário do Noroeste. 

Leitura do jornal foi oportunidade para os alunos reconhecerem os elementos do texto informativo
Foto: Divulgação

O anúncio do texto vencedor será no dia 4 de dezembro, às 8h, na Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap). O estudante ganhará um notebook e terá a matéria publicada em uma edição comemorativa do jornal. A professora responsável receberá uma poupança de R$ 1.000,00 e outros R$ 1.000,00 serão sorteados entre a comunidade escolar.

Para a supervisora pedagógica da EM Noêmia Ribeiro Amaral, o projeto Semeando Leitores está além da premiação – também importante. “O Diário do Noroeste está arraigado na história de Paranavaí.” O contato dos alunos com as produções do DN, especialmente os exemplares da edição impressa disponibilizados às crianças, e a possibilidade de ter o nome estampado nas folhas de papel e nas mídias digitais é emocionante, disse Vânia.

Compartilhe: