O furacão Milton se formou no Golfo do México e é considerado pelas autoridades com uma das tempestades mais poderosas que se formaram no Atlântico Norte nos últimos anos
Igor Mateus
Da Redação
A notícia de que o furacão Milton atingirá o Estado da Flórida, nos Estados Unidos, preocupou muitos brasileiros que possuem parentes na região. Com potencial catastrófico, os ventos podem atingir até 270 quilômetros por hora, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.
O furacão Milton deve tocar o solo na Flórida na noite desta quarta-feira (9), após ganhar força e voltar à categoria máxima.
Os paranavaienses Mateus Fenili e Izabela Marucci moram na cidade de Tampa há 6 anos. O casal possui dois filhos pequenos: Lavínia e Lorenzo. Em contato com o Diário do Noroeste, Fenili relatou que a família saiu do local onde moram na terça-feira (8), logo depois dos primeiros avisos de alerta emitidos pelo governo norte-americano.
Os meteorologistas alertam para chuvas torrenciais, inundações repentinas, ventos fortes e possíveis marés de tempestade.
“Saímos em direção a cidade de Orlando, pela rota 4, porém, a maioria da população está indo pela rota 75, no sentido ao estado da Geórgia, ou seja, eles estão preferindo sair da Flórida. Pelas rodovias, a polícia autorizou que os motoristas utilizassem o acostamento, pois o trânsito ficou engarrafado”, conta.
“Todos os anos tem a temporada de furacões, já estamos bem acostumados, porém, dessa vez foi diferente, na semana passada passou o furacão Helene e agora está vindo o Milton, com muito mais intensidade”, complementa.
Na semana passada, o Helene deixou 200 mortos em seis estados americanos e se tornou o furacão mais mortal a atingir o país desde o furacão Katrina, em 2005. Milhões de pessoas ficaram sem luz nos EUA.
Fenili também explicou a decisão de continuar na Flórida. “A maioria das casas em Tampa são moradias móveis (contêiner), inclusive moramos em uma nesse formato. Aqui em Orlando, estamos em uma casa construída de blocos, portanto, tem sustentação”.
Segundo os meteorologistas, o caminho da atual tempestade passa por Tampa e Orlando. “Estamos acompanhando as notícias, tudo indica que o furacão chegará em Orlando com menos intensidade”, finaliza.
Furacão
Conforme matéria da FolhaPress, o furacão Milton se formou no Golfo do México e é considerado pelas autoridades com uma das tempestades mais poderosas que se formaram no Atlântico Norte nos últimos anos. O presidente do país, Joe Biden, alertou que pode ser “a pior tempestade” a afetar o estado “em um século”.
Intensidade
O furacão Milton subiu de categoria 2 para 5 em poucas horas. No oceano, os ventos chegaram a 285 km/h segundo os meteorologistas. Veja como é definido a categoria:
- Categoria 1: ventos entre 119 e 153 km/h
- Categoria 2: ventos entre 154 e 177 km/h
- Categoria 3: ventos entre 178 e 208 km/h
- Categoria 4: ventos entre 209 e 251 km/h
- Categoria 5: ventos ultrapassam os 252 km/h