Famílias realizam o sonho da casa própria em Querência do Norte
As casas são frutos de uma parceria entre munícipio e Governo Estadual, através da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e Secretaria do Desenvolvimento Social e Família
Mudanças de residências, despejos por falta de pagamento de aluguel e até passando noites em bancos de rodoviárias ficaram no passado na história de vida da família da autônoma Lucimara Domingues da Silva, de 42 anos. Ela e outras 36 famílias de Querência do Norte receberam a chave da realização de um sonho: o da casa própria.
“Hoje recebemos essa chave e saímos de oito meses de alugueis atrasados. Essa casa é tudo em nossa vida”, contou Lucimara, esposa de Celso Durval Albino, de 45 anos, e mãe da Sabrina Biá e Gabriel Domingues.
As 37 novas moradias, que formam o Conjunto Habitacional Valder Voss, foram entregues na manhã da sexta-feira (7). O novo bairro leva o nome de um dos pioneiros da cidade, homenagem idealizada pelo vereador Antônio Leodi Sabot.
Participaram das entregas de chaves o prefeito Alex Sandro Fernandes, vereadores, representantes de órgãos do Governo do Estado e autoridades locais.
A solenidade for marcada pelo brilho nos olhares, lágrimas de alegria e a felicidade estampada no rosto de cada pessoa que era chamada para enfim realizar o sonho ter uma moradia para chamar de sua.
As casas são frutos de uma parceria entre munícipio e Governo Estadual, através da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e Secretaria do Desenvolvimento Social e Família. As famílias contempladas fazem parte do Programa Nossa Gente, que é destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social.
A prefeitura fez a doação do terreno e o Estado arcou com os custos da construção das moradias no novo conjunto habitacional.
Os comtemplados receberam as casas com toda infraestrutura pronta e não precisarão pagar mensalidades, fato que contribuirá com o orçamento no final do mês. “Agora vamos sair do aluguel e vai ajudar muito”, disse Celso Durval Albino.
Não ter que se preocupar com o pagamento de aluguéis é algo que traz um alívio ainda maior para Lucimara, que faz produtos de limpeza para vender e complementar a renda da família juntamente com os ganhos do esposo. Celso ajuda no sustento através de bicos de carpinteiro, operador de máquina e trabalhos na roça.
“Minha alegria é também saber que vou conseguir dar o que comer para os meus filhos. Por muitas vezes não tínhamos o que por na mesa”, contou Lucimara, que enche os olhos de lágrimas ao dizer que vai sobrar dinheiro para comprar itens básicos de higiene e calçados para os filhos.
O prefeito Alex Sandro se diz feliz pelas entregas, pois são 37 famílias de extrema vulnerabilidade. Ele reconhece que ainda existe um grande déficit de moradias no munícipio, mas continuará trabalhando para reduzir ainda mais esse número.
“Essas novas residências trazem dignidades para essas famílias”, salientou o prefeito.
A escolha das famílias comtempladas foi feita pela Secretaria do Trabalho e Ação Social de Querência do Norte. Os critérios adotados para a seleção foram participação no Programa Nossa Gente e Cadastro Único atualizado, além do nível de vulnerabilidade.
A secretária do Trabalho e Assistência Social, Maria Helena Rodrigues de Assis Joaquim, explica que foram priorizadas mulheres com filhos na primeira infância, idosos e famílias com menores renda. “Muitas delas não possuem renda”, contou a secretária.