A Federação PSDB/Cidadania promoveu reunião em Paranavaí na noite desta quinta-feira (4). O objetivo foi debater as pré-candidaturas para as eleições municipais de 6 de outubro deste ano. Um diferencial deste encontro é que os partidos convidaram os pré-candidatos a prefeito de outras siglas. O agrupamento não deve ter candidatura própria para a prefeitura, mas pretende apresentar uma chapa completa de postulantes a vereador.
Presidente do Cidadania, Nivaldo Mazzin confirmou que a federação não deve apresentar postulante ao Palácio Ivaí. Antecipou que o grupo neste momento apoia a candidatura do industrial Mauricio Gehlen. No entanto, tem uma condição: que o atual vice-prefeito, Pedro Baraldi, componha a chapa igualmente na condição de vice.
Caso não haja a possibilidade de manter Baraldi na vice, o presidente do Cidadania entende que será preciso retomar os debates. Neste caso, a federação também poderá pleitear o posto e reabrir as possibilidades até para o cargo de chefe do Poder Executivo.
Por outro lado, o agrupamento político tem bem encaminhada a chapa de pré-candidatos a vereador. Segundo ele, são 14 nomes já à disposição. Os partidos trabalham para preencher os requisitos, incluindo a cota de mulheres que é de 30%. Pelas regras eleitorais, cada partido pode ter 15 candidatos. Já na federação, o limite é de 16 postulantes.
O presidente do PSDB, Marcos Charles, fez a abertura do evento e destacou o espírito democrático no encaminhamento dos debates. O calendário eleitoral entra num dos momentos cruciais no dia 20 deste mês, quando se iniciam as convenções, ou seja, quando os partidos definem seus candidatos e eventuais alianças. O prazo vai até 5 de agosto.
A reunião teve caráter suprapartidário. Tanto que participaram os pré-candidatos a prefeito, empresário Sérgio Carlos de Carvalho Filho (MDB) e o pré-candidato pelo PSD, industrial Mauricio Ghelen. O agroindustrial discurso e defendeu a união em prol dos interesses da comunidade.