REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A 52ª ExpoParanavaí segue até domingo (2 de junho) com uma série de eventos técnicos que apresentam inovações e soluções práticas para os produtores rurais e a agroindústria. O objetivo é fortalecer as diferentes culturas que integram o setor produtivo do Noroeste do Paraná e, assim, promover o desenvolvimento.
A feira agropecuária também reúne expositores de produtos e serviços com preços diferenciados e que possibilitam prospectar e fechar negócios.
O presidente da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná (SRNP), Mário Hélio Filho, destacou a importância da ExpoParanavaí como ferramenta de estímulo à economia. Os volumes de comercialização crescem a cada ano e, nesta edição, a expectativa é quebrar recordes. “Estou muito confiante.”
Tradicionalmente, a feira agropecuária de Paranavaí é realizada em março. Esta edição, excepcionalmente, acontece entre o final de maio e o início de junho. De acordo com o presidente da SRNP, a classe empresarial acompanhou essa situação de perto. “Muitos empresários de Paranavaí e de cidades vizinhas queriam saber a data para se preparar. É um evento que mexe com a economia de toda a região.”
Mário Hélio Filho expressou gratidão a todos os envolvidos na organização da ExpoParanavaí. “É um desafio enorme. O momento econômico do país não é o mais favorável, mas, mesmo nos momentos difíceis, as pessoas estão buscando fazer negócios, acreditando no agro como a gente sempre acreditou.”
O aspecto econômico também ganhou ênfase na declaração do secretário estadual de Turismo, Marcio Nunes, que esteve em Paranavaí no sábado (25), dia da abertura oficial da 52ª ExpoParanavaí.
Além da ligação óbvia com o agronegócio, a feira impulsiona o turismo de negócios e eventos, setor que gera emprego e renda. Por isso mesmo, disse o secretário, o governo do estado tem investido em melhorias estruturais nos municípios com atrativos turísticos. Citou a pavimentação da estrada entre Marilena e o Porto Maringá e do trecho entre Nova Londrina e o Porto Tigre.
Segundo o secretário de Turismo, o Paraná avalia estratégias para dar cada vez mais notoriedade a feiras agropecuárias como a de Paranavaí e colocá-las no calendário nacional de eventos.
ABERTURA OFICIAL
A solenidade que marcou a abertura oficial da 52ª ExpoParanavaí contou com a participação de autoridades e lideranças de todo o Paraná.
O deputado estadual Adriano José disse que a feira é referência para todo o Brasil e ressaltou o papel da agricultura como base da economia nacional. Da mesma forma, o deputado estadual Luís Corti falou da importância das atividades rurais para o desenvolvimento.
Também se manifestaram durante a cerimônia o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza; o presidente do IDR-PR, Richard Golba; o presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins; o superintendente de Promoção do Equilíbrio Regional, Rogério Lorenzetti; o presidente da Amunpar e prefeito de Terra Rica, Julio Leite; o vice-prefeito de Paranavaí, Pedro Baraldi; o vereador Delcides Pomin; e o presidente do Sindicato Rural de Paranavaí, Ivo Pierin Junior.