(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini
Foto: Ivan Fuquini

INOVATECH

Feira em Paranavaí apresenta produtos e serviços que levam as marcas da inovação e da tecnologia

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

O drone de pulverização agrícola garante aplicação precisa, sem comprometer a lavoura, com níveis reduzidos de perdas e sem sobreposição de veneno. Em uma plantação de 20 alqueires, a margem de erro é de 2,5 centímetros. Trata-se de uma alternativa ao uso de bombas costais, tratores e aviões.

O equipamento está exposto no Centro de Eventos Armando Trindade Fonsca, em Paranavaí, na terceira edição do Inovatech, uma feira de inovação e tecnologia que reúne diferentes empresas apresentando produtos e serviços para os visitantes.

O evento começou ontem (13) e segue nesta sexta-feira (14), com entrada gratuita. Conta com extensa programação de cursos e palestras para estudantes, empresários, profissionais ligados às áreas de tecnologia e inovação e produtores rurais. Além do conteúdo teórico e da exposição, é uma oportunidade para ampliar a rede de contatos e prospectar negócios, avaliou Marcos Roberto Silvestre, consultor de Empreendedorismo do Sebrae.

São realizadores do Inovatech o Sebrae, a Prefeitura de Paranavaí, a Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) e a RPC.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel Rodrigues, os dois anos de crise sanitária, em razão da Covid-19, geraram necessidade de inovar. “A feira vem para coroar toda a tecnologia desenvolvida nesse tempo de pandemia.” Também sacramenta as empresas de Paranavaí. “Demonstra e reafirma que temos um potencial muito grande de inovação e tecnologia.”

De acordo com o presidente da Aciap, Rafael Cargnin Filho, “inovação é a prática de melhores condições de negócios, é atender mais com custo menor, é chegar aonde você não chegaria se não tivesse essas ferramentas. É comercializar com mais segurança e produzir com mais eficiência”. Nesse sentido, a inovação não está necessariamente ligada à tecnologia, mas a avanços e aperfeiçoamentos dos processos de comercialização e produção.

Na avaliação de Rodrigo Trentini, proprietário da Agtech, responsável pelo drone de pulverização agrícola do qual falamos anteriormente, o Inovatech trouxe a oportunidade de mostrar que Paranavaí conta com inovações tecnológicas que otimizam o trabalho no campo. Explicou que o equipamento pode ser utilizado em culturas características da Região Noroeste, a exemplo da mandioca e da cana-de-açúcar, e em lavouras de soja e milho, para citar algumas.

Inovathon – Incentivar a inovação em busca de desenvolvimento tecnológico passa também pelo reconhecimento de novos talentos. Por isso, o Inovatech convidou estudantes de cinco instituições de ensino superior para um desafio: criar soluções voltadas ao agronegócio.

A prova começou quarta-feira (12), às 10h, e se estendeu até a tarde de ontem. Divididos em equipes, os 25 alunos representaram o Instituto Federal do Paraná (IFPR), o Colégio Sesi, a UniFatecie e a Universidade Paranaense (Unipar). Os trabalhos criados nessas 30 horas de prova, ininterruptas para alguns participantes, foram avaliados por uma banca julgadora.

Palestras – As palestras desta sexta-feira começam às 11h, com Lidiane Fadel. Seguem: Julian Santos, às 13h; Júnior Neves, às 14h; Marcos Paulo, às 15h; Renata Mateus, às 15h35; Marcelo Ferrari, às 16h15; Yasminn Zagonel, às 17h15; Felipe Simonetti, às 18h15; e Gustavo Caetano, às 19h.

Ontem, a palestra de abertura foi ministrada por Gustavo Caetano, com o tema “Inovação e transformação digital”. Depois, subiu ao palco o ator e empresário Felipe Tito, que tratou do tema “Empreendedorismo e inovação”.

Serviço – O Centro de Eventos de Paranavaí fica na Avenida Deputado Heitor Alencar Furtado, 3.260, no Jardim Novo Horizonte. Durante toda a sexta-feira, haverá praça de alimentação com sete foodtrucks.

Compartilhe: