O bem-estar dos animais de estimação é uma questão muito importante para quem é pai ou mãe de pet. Muitos são tratados como membros da família e merecem todo o carinho. E como tal, fazem parte dos planos envolvidos para aproveitar o descanso e o lazer, seja em viagens de carro ou passeios em feriados prolongados.
Com o feriado prolongado à vista, a dica que eu tenho é programa atividades com o pet: leve-o para passear na casa dos amigos, vá a restaurante pet friendly (que aceitam animais), procure uma pousada ou um hotel, passeie na praça, no parque, no shopping. Esteja junto com ele esses dias, pois a companhia de um bichinho de estimação é tudo de bom.
Para ajudar aquele pessoal que prefere descansar, separamos algumas atividades divertidas e dicas do que fazer ao lado do animal de estimação.
Passeios
Essa é uma das atividades que os bichinhos mais gostam de fazer. Uma boa caminhada faz bem para a saúde do animal e o incentiva a colocar os seus instintos em prática, devido a todos os estímulos que existem na rua: cheiros diferentes, outros animais e pessoas com as quais ele pode interagir.
Na hora de sair de casa, lembre-se: as altas temperaturas fazem mal para os pets também, por isso, dê preferência a horários com o clima mais ameno, como o início da manhã e o fim da tarde.
Procure espaços com sombra e gramado e, se não for possível, cheque o solo para ter certeza de que não vai queimar as patinhas do seu amigo.
Mantenha-o sempre hidratado e observe o comportamento dele, respeitando os limites. Se perceber que o animal está começando a se cansar, faça uma pausa ou volte para casa.
Enriquecimento ambiental
Muito se fala sobre o enriquecimento ambiental, porém, nem sempre temos tempo de colocar esse método em prática. O feriado é o momento perfeito para buscar maneiras de melhorar o bem-estar do seu pet, além de passar um tempo com ele.
O enriquecimento ambiental visa a aumentar a interação do animal com o ambiente, de forma lúdica e divertida, estimulando os seus sentidos e habilidades naturais. É uma forma de ele gastar energia de maneira saudável e proveitosa.
Prepare-se para a viagem com o pet
Se viajar de carro, passeie com o animal antes de ele entrar no veículo, para que faça suas necessidades. O ideal é acostumar o animal com o movimento antes de iniciar o percurso. Não é indicado que o pet seja alimentado antes das viagens e durante o trajeto, já que eles podem ficar enjoados. Nunca deixe-o solto dentro do carro. O recomendado é utilizar caixa de transporte adequada ou, para cães, cinto de segurança próprio. Não permita que o animal coloque a cabeça para fora da janela, pois isso pode causar lesões em olhos e orelhas, otite ou machucados em caso de impacto com insetos ou pedras.
Identificação é fundamental
Nos momentos de passeios, é imprescindível que seu pet esteja usando a guia e uma coleira com identificação. Todos os locais durante o feriado costumam ficar cheios e fugas e brigas entre cães podem acontecer. Além disso, o agito pode acabar assustando o animal e causando alguma reação inesperada.
Ofereça atividades e brinquedos diferentes para o seu bichinho.
Viajar com o pet é uma delícia. É uma das melhores companhias, eu aconselho a fazer uma viagem com seu pet. A diversão é garantida.
Bom feriado.
@lulupet.boutique