(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

CLIMA

Feriado prolongado terá chuva forte em quase todas as regiões do país

FRANCISCO LIMA NETO

DA FOLHAPRESS

O feriado prolongado em comemoração à Proclamação da República, que acontece na terça (15), deve ser marcado por temporais em praticamente todo o país devido à presença de um sistema de baixa pressão na América do Sul.

De acordo com o Climatempo, está descartada uma nova frente fria como a registrado no começo de novembro, mas a circulação de ventos na América do Sul, inclusive no Brasil, vão facilitar a formação de várias áreas de instabilidade, com muitas nuvens carregadas, com grande potencial para provocar temporais.

A meteorologista Josélia Pegorim diz que, a partir desta sexta-feira (11), uma área de baixa pressão atmosférica que fica entre o norte da Argentina e o Paraguai vai começar a se intensificar.

“Essa área de baixa pressão vai ser alimentada por ar quente e úmido. Um fluxo de ventos vai começar a trazer lá das regiões tropicais esse ar quente e úmido para cima dessa área de baixa pressão, então nós vamos ter a formação de muitas áreas de instabilidade e, já a partir de sexta, vão começar a provocar chuva em cima do Sul do Brasil, chuva de forte intensidade”, explica.

Essas áreas de instabilidade, diz a meteorologista, vão atuar sobre os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

“O final de semana entra com essas áreas de instabilidade crescendo ainda mais em cima do sudeste e do centro-oeste. Quando chegar no domingo [13], elas vão ganhar mais força ainda entrando no Sul do Brasil”, alerta.

De acordo com Josélia, de sexta até a próxima segunda, todos esses estados têm grande risco de sofrerem com tempestades.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os maiores volumes de chuva acumulados no período de 7 a 14 são previstos em áreas do oeste do Paraná e São Paulo, leste de Mato Grosso do Sul e em áreas do centro-sul de Minas Gerais, além de áreas do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão e Piauí.

Já em parte da região Nordeste, principalmente em áreas da Bahia e do Rio Grande do Norte, o tempo seco deve predominar.

No Sudeste, a previsão é de que as precipitações possam ultrapassar 80 mm em áreas do oeste de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro. Já em grande parte do norte de Minas Gerais, Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro e leste de São Paulo há previsão de baixos volumes que podem ser inferiores a 40 mm.

No Sul, as áreas de instabilidade vão propiciar grandes ocorrências de chuvas, que devem ultrapassar 60 mm no oeste do Paraná e Santa Catarina. Em áreas do sul do Rio Grande do Sul ainda haverá o predomínio de um tempo seco e ocorrência de baixos acumulados de chuva, principalmente no final de semana. Nas demais áreas, há previsão de volumes de chuva entre 20 mm e 50 mm.

Há previsão de chuva em grande parte da região Centro-Oeste, com acumulados que podem ficar entre 20 e 60 mm, principalmente em áreas do sul de Mato Grosso, noroeste de Mato Grosso do Sul e grande parte de Goiás. Já em áreas do sul e leste de Mato Grosso do Sul, os acumulados de chuva podem ultrapassar 60 mm.

No Nordeste, os maiores acumulados devem se concentrar em áreas do Maranhão, Ceará e Piauí, com volumes que podem ultrapassar 50 mm, além de pancadas de chuva em áreas mais litorâneas do Sergipe, Alagoas e Bahia.

Para a região Norte são previstas chuvas acima de 20 mm, com destaque para áreas do oeste do Amazonas, norte de Roraima, leste do Pará e oeste de Tocantins, onde podem ocorrer acumulados superiores a 50 mm. Já no Acre e em Rondônia podem ocorrer pancadas de chuva no fim da semana, mas com baixos acumulados.

A capital paulista, durante o feriado prolongado, deve ter sol, com muitas nuvens, e pancadas de chuva à tarde e à noite. As temperaturas variam de 17°C a 30°C.

A cidade do Rio de Janeiro deve registrar chuva todos os dias até terça, especialmente à tarde e à noite, as temperaturas oscilam entre 20°C e 34°C.

Em Salvador, as temperaturas ficam entre 24°C e 29°C, com sol entre nuvens e períodos nublados, com chuvas rápidas ao longo dia.

Belo Horizonte ter sol, mas, com chuva a qualquer momento do dia, e temperaturas entre 17°C e 31°C.

Os termômetros devem variar entre 19°C e 30°C em Florianópolis, com sol, períodos de nebulosidade e chuva todos os dias.

O feriado prolongado em Aracaju será chuvoso, com sol e períodos de nebulosidade. A temperatura varia entre 23°C e 30°C.

Compartilhe: