Evento da SPDC segue até o dia 13 de setembro com programação cultural, gastronômica e palestras de empreendedorismo
Cibele Chacon
Da Redação
O 28º Festival da Primavera começa nesta quinta-feira (4) e vai até o dia 13 de setembro, na sede da Sociedade Paranavaiense de Desportos e Cultura (SPDC), em Paranavaí. Neste ano, o evento homenageia os 130 anos da assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão, celebrado com o tema “Kizuna, a flor da amizade Brasil–Japão”.
Para a presidente da SPDC, Jeanne Maria Fujii Kato, o festival é mais do que uma celebração: é um encontro de culturas. “O Brasil é uma junção de raças que vivem em paz e, neste ano em especial, comemoramos 130 anos do Tratado de Amizade entre Brasil e Japão, que trouxe a força de uma cultura diferente para o país”, destacou.
Gastronomia, tradição e comunidade – A culinária japonesa é, mais uma vez, um dos grandes atrativos. “Nossa festa foi importante para a disseminação da gastronomia japonesa, que a cada edição conquista mais adeptos e movimenta o comércio local, além de atrair visitantes de toda a região”, ressaltou Jeanne.
O festival também fortalece parcerias com a comunidade e entidades assistenciais. Uma das iniciativas de maior destaque foi o resgate da Festa das Nações, que hoje integra o calendário oficial de Paranavaí. “Em nossa SPDC incentivamos a união de todos em ajuda mútua, valorizando a tradição não só da culinária, mas também das artes, como a dança e a música”, explicou.
Educação e fukinagashis – Com o tema “Kizuna, a flor da amizade Brasil–Japão”, a edição deste ano envolveu escolas municipais em atividades culturais. Os alunos realizaram pesquisas e confeccionaram os coloridos fukinagashis, enfeites japoneses que simbolizam laços de amizade e balanço ao vento. Eles agora compõem a decoração do festival. “Esse trabalho permitiu às crianças conhecerem melhor a cultura japonesa e trouxe ainda mais significado à nossa comemoração”, disse a presidente.
Empreendedorismo em destaque – Além das manifestações culturais, a programação deste ano abre espaço para histórias inspiradoras de empreendedorismo. O fundador e CEO da Farmácias Nissei, Sérgio Maeoka, participará do festival contando sua trajetória de crescimento no setor, hoje com mais de 400 lojas pelo Brasil.

Outros nomes também se apresentarão, como os empresários Sandro e Jane Fuzizaki, da rede Guguy de supermercados, e Rosângela Watanabe, da tradicional fábrica de salgados que atende marcas como Burger King, ao lado do filho Bruno Capristo Watanabe.
Desafios e conquistas – A organização não esconde as dificuldades enfrentadas. “Neste ano, as maiores dificuldades foram as financeiras, pois a crise é para todos. No entanto, a ajuda do governo do Estado e o apoio da Prefeitura foram fundamentais para termos condições de realizar o evento”, pontuou Jeanne.
Mesmo diante dos desafios, a presidente reforça o espírito que move o festival. “O incentivo para a continuidade da tradição é sempre trabalhar o amor às atividades, valorizando cada detalhe e, principalmente, o respeito e a dedicação voluntária.”
Artes, esportes e planos futuros – Durante os dez dias de programação, o público poderá prestigiar apresentações de taiko, canto, dança e participar de oficinas de japonês e culinária. Esportes tradicionais da comunidade japonesa, como o tênis de mesa e o gateball, também ganham espaço.
Entre os planos da SPDC estão a construção de um centro de treinamento de taiko, novas quadras de gateball e uma cozinha ampliada para atender a demanda do público. “Queremos fortalecer cada vez mais as práticas culturais e esportivas, mantendo viva a herança japonesa e abrindo espaço para novas gerações”, destacou Jeanne.

A presidente reforça ainda que o festival não se limita à cultura japonesa, mas promove a convivência de diferentes etnias. “Nosso clube é aberto a todas as famílias, independentemente de origem. Buscamos incentivar jovens a se tornarem empreendedores, além de estimular a vida saudável e valores como respeito e dedicação.”
Com uma programação diversificada, o 28º Festival da Primavera promete não apenas celebrar a amizade Brasil–Japão, mas também renovar os laços da comunidade de Paranavaí com a cultura, a tradição e a união.
Confira a programação completa:
Dia 4
19h30 – abertura oficial; 20h – Moti Tsuki; 20h30 – Danças japonesas (Kotobuki Taiko).
Dia 5
19h30 – Karatê Kentian; Grupo Abaredaiko
Kotobuki Taiko; Nekyo Matsuri Dance.
Dia 6
19h30 – Grupo Flashback; Kotobuki Taiko; Concurso Cosplay;
Nekyo Matsuri Dance.
Dia 7
17h00 – Bingo; 19h30 – Kotobuki Taiko; Danças japonesas;
Grupo Gakuto de Shamisen; Bon Odori; Nekyo Matsuri Dance.
Dia 8
18h00 – 19h30 – Palestra sobre Empreendedorismo com Bruno Capristo Watanabe; 19h30 – Grupo de Cantoria do SESC
Coral: Vivere • Sicoob • IFPR.
Dia 9
18h00 – 19h30 – Palestra sobre Empreendedorismo com Sérgio Maeoka; 19h30 – Apresentação artística do Instituto Maurício Gehlen; 20h00 – Orquestra Municipal Paranavaí;
Danças e canções japonesas.
Dia 10
18h00 – 19h30 – Palestra sobre Empreendedorismo com Sandro e
Jane Fujizaki; 20h00 – Bingo; 22h00 – Videokê.
Dia 11
19h30 – Conjunto musical da APAE; Concurso K-Pop.
Dia 12
19h30 – Apresentação artística do Colégio Fatecie Max;
Apresentação artística do Colégio Paroquial; Flashback;
Kotobuki Taiko; Nekyo Matsuri Dance.
Dia 13
19h30 – Grupo Flashback; Kotobuki Taiko; Concurso Cosplay;
Nekyo Matsuri Dance.