REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Na semana passada, o campus de Paranavaí da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) sediou o 1º Festival de Arte e Cultura (Festar). O evento reuniu professores e acadêmicos dos sete campi e contou com uma extensa programação dedicada não apenas à comunidade interna, mas também externa.
Foram quatro dias de atividades (12 a 15 de junho), e os resultados foram positivos, conforme avaliou a diretora do campus da Unespar de Paranavaí, Maria Antonia Ramos Costa. “É muito importante para a formação humana dos nossos acadêmicos e para que a comunidade também conheça um pouco mais a universidade nesse aspecto da cultura e da arte.”
O Festar colocou em evidência o fato de a universidade ser um espaço de produção amplificada de profissionais com várias vertentes e talentos, complementou a professora Maria Antonia. “Esse evento demonstrou a potencialidade da Unespar não só para Paranavaí, mas todo o Paraná.”
Durante a primeira edição do festival, foram desenvolvidas oficinas de arte e cultura e apresentações dentro e fora do campus universitário.
Entre os participantes estava o acadêmico de Educação Física Ériclys José Santos de Souza, que esteve na oficina de teatro de animação e levou o número “The dance and some transitions” (A dança e algumas transições, em tradução livre).
O estudante falou sobre o Festar: “É de extrema importância para mostrar aos alunos que a universidade não é um ambiente monótono, mas, sim, um lugar vibrante onde é possível estudar e se divertir simultaneamente. Além disso, revela a importância de sermos autênticos, independentemente de características como cor, raça, orientação sexual, etc.”.
Souza concluiu: “O evento foi verdadeiramente excepcional, trazendo momentos de aprendizado, interação e diversão, fortalecendo ainda mais o senso de comunidade e pertencimento entre os participantes”.
A proposta da Unespar é promover edições anuais do Festar, uma em cada campus universitário. Além de Paranavaí, compõem a universidade os campi de Paranaguá, Curitiba I e II, União da Vitória, Campo Mourão e Apucarana.
Evento muito importante para o crescimento e conhecimento, participação na arte e dança e movimento foi importante para desenvolver algum talento
Grata em participar obrigada