(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

EM PARANAVAÍ

Festival de Arte e Cultura mostrou a formação humana dos acadêmicos, avalia diretora da Unespar

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Na semana passada, o campus de Paranavaí da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) sediou o 1º Festival de Arte e Cultura (Festar). O evento reuniu professores e acadêmicos dos sete campi e contou com uma extensa programação dedicada não apenas à comunidade interna, mas também externa.

Foram quatro dias de atividades (12 a 15 de junho), e os resultados foram positivos, conforme avaliou a diretora do campus da Unespar de Paranavaí, Maria Antonia Ramos Costa. “É muito importante para a formação humana dos nossos acadêmicos e para que a comunidade também conheça um pouco mais a universidade nesse aspecto da cultura e da arte.”

O Festar colocou em evidência o fato de a universidade ser um espaço de produção amplificada de profissionais com várias vertentes e talentos, complementou a professora Maria Antonia. “Esse evento demonstrou a potencialidade da Unespar não só para Paranavaí, mas todo o Paraná.”

Workshop “Som é movimento” ministrado pela professora Andrea Bernardini. Foto: Divulgação

Durante a primeira edição do festival, foram desenvolvidas oficinas de arte e cultura e apresentações dentro e fora do campus universitário.

Entre os participantes estava o acadêmico de Educação Física Ériclys José Santos de Souza, que esteve na oficina de teatro de animação e levou o número “The dance and some transitions” (A dança e algumas transições, em tradução livre).

O estudante falou sobre o Festar: “É de extrema importância para mostrar aos alunos que a universidade não é um ambiente monótono, mas, sim, um lugar vibrante onde é possível estudar e se divertir simultaneamente. Além disso, revela a importância de sermos autênticos, independentemente de características como cor, raça, orientação sexual, etc.”.

Souza concluiu: “O evento foi verdadeiramente excepcional, trazendo momentos de aprendizado, interação e diversão, fortalecendo ainda mais o senso de comunidade e pertencimento entre os participantes”.

A proposta da Unespar é promover edições anuais do Festar, uma em cada campus universitário. Além de Paranavaí, compõem a universidade os campi de Paranaguá, Curitiba I e II, União da Vitória, Campo Mourão e Apucarana.

Compartilhe: