REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O grupo Belas no Choro prepara os instrumentos, repassa as músicas e se apronta para a apresentação da noite. Ali estão estudantes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus I de Curitiba, selecionados para o 1º Festival de Arte e Cultura (Festar), que segue até sábado (15) em Paranavaí.
O evento reúne extensa programação com exposições de artes visuais; oficinas de música, dança e poesia; mostra de cinema; apresentações teatrais; intervenções urbanas e performances; literatura; artesanato; e brinquedoteca. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.
Na abertura oficial, na noite desta quarta-feira (12), os acadêmicos da capital paranaense exaltaram o choro, gênero musical que faz parte da história da música brasileira e, por isso, é considerado patrimônio cultural imaterial.
Também subiu ao palco o grupo Charanga da Pipoca, que alia música e performances teatrais. Com proposta itinerante, percorreram o campus da Unespar de Paranavaí e espalharam arte e cultura, como propõe o Festar.
Além do espaço universitário, o festival leva ações para outros ambientes públicos, como a Casa da Cultura e a Praça dos Pioneiros, sempre com apresentações livres para todos os públicos.