REINALDO SILVA
Da Redação
Sujeito entra no bar e se dirige ao balcão. Pede ao atendente:
– Irmão, uma caneca de ciência, por favor.
– É o quê? Caneca de ciência?
– É. Não é aqui o Pint of Science?
– Ah, claro. ’Tá na mão. Acompanham boas conversas e cerveja gelada.
– Valeu, meu grande.
O diálogo acima, claramente, é fictício e foi utilizado apenas para ilustrar a notícia a seguir, esta, verdadeira. Nos dias 19, 20 e 21 de maio, Paranavaí recebe a segunda edição do Pint of Science, um dos maiores festivais de divulgação científica do mundo. O evento leva pesquisadores a bares, restaurantes e praças da cidade, promovendo bate-papos descontraídos com a comunidade.

Com entrada gratuita, o Pint of Science busca quebrar as barreiras entre a academia e o público, tornando temas científicos acessíveis, interessantes e próximos do cotidiano das pessoas.
Em Paranavaí, o festival é promovido com o apoio de professores, técnicos e alunos do Instituto Federal do Paraná (IFPR), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e da Unifatecie, reforçando o papel social da educação e da ciência na transformação da realidade.

Em tempo, pint nada mais é do que um tradicional copo de cerveja muito comum em países europeus e nos Estados Unidos. Pint of Science, portanto, significa algo como uma “caneca de ciência”, por isso a brincadeira no início da matéria.
Conforme material divulgado pelo IFPR de Paranavaí, o festival é uma oportunidade de aprender, se divertir e trocar ideias em um ambiente informal e acolhedor.
O festival foi criado em 2013, na Inglaterra, e chegou ao Brasil em 2015, por intermédio do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos. Desde então, o festival vem crescendo e ganhando destaque em todo o país.

Atualmente, uma rede de colaboração nacional com mais de 2.000 voluntários está mobilizada para trazer ao palco a pesquisa científica que nasce e cresce em cada região brasileira.
Beba com moderação.
A programação do Pint of Science deste ano em Paranavaí terá três encontros, abordando temas atuais com um toque de curiosidade e bom humor. Confira:
19/5 (segunda-feira) – Quintal do Zuli
Palestra: Jogos de azar: sorte ou matemática. Em qual você aposta?
Palestrantes: Professora Luciana Yoshie Tsuchiya e professor Valter Soares de Camargo
Mediação: Professora Andréia Araújo de Farias Aquino
20/5 (terça-feira) – Arena Pillonetto
Palestra: Átomo ou raio de sol? Quem gela sua cerveja no futuro sem derreter o planeta?
Palestrantes: Professor Alexandre Avincola e professor Gustavo Vendrame Barbara
Mediação: Professora Renata de Souza Panarari
21/5 (quarta-feira) – Praça dos Pioneiros
Palestra: Sua conversa, nosso processo: o jogo sujo da privacidade
Palestrantes: Eduardo Albuquerque Ribeiro e professor Ricardo da Silveira e Silva
Mediação: Professora Evanise Araujo Caldas Ruiz.
Nota do repórter: Beba com moderação, mas consuma ciência sem medidas. Ah, e se beber, não dirija.