A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e a Câmara de Comércio Paraná-Israel (CCPRI) assinaram acordo de cooperação para atrair investimentos e tecnologia israelense para impulsionar a produção industrial do Estado. Segundo Gabriel Zugman, presidente da CCPRI, o acordo é estratégico para os objetivos da Câmara, que é membro da Confederação Nacional das Câmaras de Comércio Brasil-Israel, junto com outras sete Câmaras estaduais. “Esse termo de cooperação abre um importante canal de relacionamento direto entre as indústrias de Israel e do Paraná. Isso vai ajudar a reduzir processos para que novos negócios possam ser realizados com mais celeridade”, afirmou.
As duas entidades já estão formando o Grupo Gestor do Acordo, que vai estabelecer o cronograma de ações para o cumprimento dos seus objetivos, com foco na atração de investimentos, comércio exterior e intercâmbio nas áreas de tecnologia, inovação e agronegócio, entre outras.
“Vamos unir esforços para aumentar o intercâmbio comercial entre as empresas paranaenses e israelenses, fortalecendo, principalmente, as exportações do Paraná e atraindo tecnologias e melhoramentos israelenses de interesse para a classe industrial e empresarial paranaense. Queremos também mostrar em Israel as potencialidades do Paraná para a atração de investimentos israelenses em diversos segmentos estratégicos”, explicou Zugman. O acordo prevê, ainda, a organização de missões empresariais para Israel com o foco em áreas de negócios que sejam de interesse de membros filiados à FIEP.
O presidente da CCPRI disse que vai trabalhar para realizar um primeiro evento de aproximação entre empresários paranaenses e israelenses já no segundo semestre deste ano.