(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Tema está sendo analisado por uma Comissão Temporária para Atualização do Código Civil instalada pelo Senado Federal 
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Tema está sendo analisado por uma Comissão Temporária para Atualização do Código Civil instalada pelo Senado Federal Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

LEGISLAÇÃO

Fiep mobiliza especialistas para avaliar impactos da reforma do Código Civil

Com o objetivo de contribuir tecnicamente para o debate sobre a pertinência e o conteúdo do Projeto de Lei nº 4/2025, que propõe alterações no Código Civil, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) tem realizado uma série de ações para avaliar os impactos que a proposta poderá trazer para as empresas. O projeto legislativo promove uma ampla reforma no Código em vigor desde 2002, com alterações significativas em áreas como Direito Empresarial, Direito Digital e regulação de novas tecnologias.

A nova proposta trata de temas que interferem diretamente na rotina das empresas, como sociedades empresariais, contratos, sucessões e responsabilidade civil. Também aborda questões relacionadas ao ambiente digital, como proteção de dados, identidade digital, uso de inteligência artificial e direitos sobre ativos digitais. Diante da amplitude e complexidade do texto, a Fiep mobilizou seus Conselhos Temáticos para realizar uma análise aprofundada da proposta, com apoio de um grupo técnico composto por juristas com amplo conhecimento e reconhecida atuação na área do Direito Civil e Empresarial.

Como resultado desse trabalho, foram elaboradas 39 propostas de emendas ao Projeto de Lei nº 4/2025. As sugestões têm como objetivo preservar a segurança jurídica, evitar retrocessos regulatórios e garantir um ambiente de negócios mais estável e previsível para as empresas brasileiras, especialmente as industriais. As propostas de emendas elaboradas pela Fiep serão encaminhadas à bancada paranaense no Congresso Nacional com o intuito de qualificar o debate legislativo e colaborar com o aperfeiçoamento do texto final da reforma.

Seminário com especialistas

Para aprofundar a discussão e ampliar o diálogo com especialistas, a Fiep realiza, nesta sexta-feira (12), um seminário técnico sobre a reforma do Código Civil, reunindo os juristas que participaram da análise do projeto. O evento será restrito a empresários convidados e profissionais da área jurídica.

Na programação estão painéis sobre temas como Direito Digital e regulação das novas tecnologias; responsabilidade civil e novos riscos sociais e empresariais; Direito das Obrigações e contratos contemporâneos; Direito Empresarial e Societário; e a atuação da Fiep e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em relação ao Projeto de Lei nº 4/2025.

Acompanhamento

Com essas iniciativas, a Fiep reafirma seu compromisso com a representatividade do setor industrial e a garantia de um marco legal que estimule o desenvolvimento sustentável, a inovação e a competitividade do setor produtivo brasileiro.

A Federação seguirá acompanhando atentamente a tramitação da proposta no Legislativo Federal para salvaguardar uma legislação coerente e alinhada às necessidades reais das empresas. Para a entidade, um ambiente jurídico estável e seguro é essencial para a atração de investimentos, geração de empregos e crescimento da indústria nacional.

Compartilhe: