47% dos consumidores da região Noroeste pretendem presentear No Dia dos Pais na data, segundo sondagem da Fecomércio PR e Sebrae/PR. Roupas e calçados são os itens de preferência
A tradição de homenagear os pais continua forte no Paraná. É o que revela a sondagem realizada pela Fecomércio PR em parceria com o Sebrae/PR: 47,9% dos paranaenses pretendem comprar presentes para celebrar o Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto. Na região Noroeste, o percentual é muito próximo à média estadual: 47%. A movimentação deve aquecer o comércio em todo o estado, impulsionando especialmente os segmentos de vestuário, calçados e perfumaria.
Contudo, 35,8% dos entrevistados da região afirmaram que não pretendem comprar presentes e 17,2% ainda não decidiram. Entre os que vão às compras, as mulheres lideram a intenção de presentear, com 52,5%, enquanto entre os homens o percentual é de 40,9%.
Com o varejo se preparando para a data, a expectativa do setor é positiva, conforme destaca o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt. “Parcela significativa da população paranaense pretende presentear no Dia dos Pais, principalmente o público feminino. A ocasião inaugura o calendário das principais datas comemorativas do segundo semestre, contribuindo para o aumento do volume de vendas do varejo do Estado, que segundo as projeções, fechará o ano com crescimento expressivo. Mais uma vez roupas e calçados são os itens de preferência incontestável por parte dos filhos na hora de presentear seus pais”, afirma.
O gerente de Competitividade Setorial do Sebrae/PR, Weliton Perdomo, aponta que a data comemorativa é uma oportunidade para fortalecer o posicionamento da empresa e investir na diferenciação. “Os consumidores paranaenses querem mais do que preço: buscam qualidade, bom atendimento e produtos que representem afeto. Quem investir em experiências de compra, caprichar na vitrine, oferecer condições flexíveis de pagamento e divulgar bem seus produtos, especialmente na última semana antes da data, terá grandes chances de obter bons resultados. O Sebrae está ao lado dos empreendedores para apoiar nessa jornada, com orientações práticas e soluções que ajudam o negócio a vender mais e melhor”, reitera.
Regiões – Em todo o estado, Curitiba lidera a intenção de compras (50,7%), seguida pela região Central (49,4%), Sul (48%), Leste e Norte (ambas com 47,7%), Noroeste (47%) e Oeste (44,7%).
Tíquete médio – O tíquete médio regional é de R$ 149,67, sendo de R$ 173,21 entre os homens e R$ 133,54 entre as mulheres. No Paraná, o tíquete médio é de R$ 161,25.
Tipos de presentes – Os itens mais procurados são roupas e calçados, mencionados por 66,2% dos consumidores. Em seguida, aparecem perfumes e cosméticos (12,7%), enquanto máquinas e ferramentas, artigos de caça e pesca e eletroeletrônicos dividem a terceira posição, com 4,2% das preferências cada.
Forma de pagamento e local de compras -As formas de pagamento mais utilizadas serão o cartão de crédito parcelado (30,9%) e o cartão de crédito no vencimento (29,4%). O Pix também tem presença significativa, com 20,6% das menções, seguido pelo cartão de débito (8,8%) e dinheiro (5,9%).

Foto: Ivan Fuquini
O comércio físico continua sendo o principal canal de compra. A maioria dos consumidores deve realizar suas compras em lojas do centro da cidade (42,7%) ou em shoppings (16,2%). As compras pela internet representam 35,3% das intenções.
Período da compra – A maioria dos entrevistados da região Noroeste deve comprar os presentes na semana que antecede a data (52,9%). Outros 30% planejam comprar entre 8 e 15 dias antes da data, 11,4% no próprio dia e apenas 5,7% já compraram o presente.
Critérios de escolha – A maioria dos consumidores da região realiza pesquisa de preços antes de finalizar a compra, sendo que 74% dos que pesquisam o fazem pela internet. Entre os principais critérios que influenciam a escolha do presente estão o atendimento do vendedor (20%), o custo-benefício, a preferência do presenteado e a qualidade do produto (todos com 17,1%), além de promoção e preço baixo (ambos com 7,2%).