REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O deputado federal Filipe Barros (PSL) cumpriu agenda em municípios do Noroeste do Paraná. Entre um compromisso e outro, na tarde de sexta-feira (19), conversou rapidamente com a equipe do Diário do Noroeste e falou sobre as perspectivas para as eleições de 2022. Garantiu que está trabalhando para fortalecer a base de apoio e ampliar o alcance entre os eleitores. Disse também que quer ser o representante da região no Congresso Federal.
Barros ainda não firmou compromisso de apoio com pré-candidatos a deputado estadual. Ainda é cedo para compor as dobradinhas, conforme a região e o município. As filiações partidárias vão até março de 2022, então, será possível avaliar as alianças e confirmar as parcerias políticas.
O que é importante agora, disse o deputado federal, é manter as boas relações com as lideranças políticas, tenham ou não mandato. Um exemplo citado por Barros é o contato próximo com integrantes da Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar), entidade formada em Paranavaí e que reúne representantes de diferentes segmentos. Na sexta-feira, o parlamentar conversou com parte do grupo.
Defensor entusiasmado do presidente da República, Filipe Barros declarou que está confiante quanto à reeleição de Jair Bolsonaro em 2022. O cenário político se mostra favorável e a economia dá sinais de recuperação após um longo período de dificuldades em razão da pandemia de Covid-19. Bolsonaro será o principal contraponto ao ex-presidente e principal pretenso candidato de oposição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em relação ao apoio no Congresso Nacional, o parlamentar disse que os dois primeiros anos de mandato de Bolsonaro foram dificultados pela atuação de Rodrigo Maia, quando era presidente da Câmara dos Deputados. Agora, com Arthur Lira, a situação é diferente, com 100 parlamentares de direita e 250 a 300 do chamado “Centrão”. Em que pesem algumas dificuldades enfrentadas por Bolsonaro, como a CPI da Covid e limitações nas relações internacionais, há base de apoio, avaliou Filipe Barros.
Educação – O deputado federal disse que tem dado atenção especial a toda a área norte do Estado, inclusive disse que trará recursos para o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Não falou em valores, mas garantiu que os investimentos permitirão ampliação na estrutura física e a contratação de professores e servidores. Uma comissão avaliará as necessidades e dentro de seis meses será possível definir quanto será repassado.