Uma das histórias mais emblemáticas para as crianças de qualquer parte do mundo é o clássico “João e Maria”. A lenda, que data da Idade Média, foi reunida em um livro pelos irmãos Grimm, no século XIX, e vem encantando os pequeninos há mais de dois séculos.
Agora, em uma iniciativa inédita no Brasil, o clássico foi transformado em animação no formato stop-motion.
O filme estará disponível até 20 de maio, em temporada digital, gratuita no canal oficial da Ditirambo Eventos Culturais no Youtube (https://youtu.be/LDw0BqhYPVc ). O projeto foi viabilizado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice), da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, com apoio das empresas Copel, Havan e Nutrimental.
A base do stop-motion é a ópera “João e Maria”, desenvolvida pela cantora lírica e educadora musical Lúcia Vasconcelos Jatahy, que estreou em 2013 e já foi assistido por mais de 10 mil espectadores. A criação do stop-motion começou em 2020, quando Salete Cercal, proprietária da Ditirambo e coordenadora do projeto, decidiu adaptar a ópera para o formato audiovisual.
A tarefa ficou a cargo da Sync Imagens, por meio do documentarista e fotógrafo Edemar Miqueta e do fotógrafo Evandro Martin que, além da direção de fotografia, produziu os bonecos e a cenografia.
Antes de a animação começar, um divertido prólogo, com duas simpáticas bruxinhas que gostam muito de cantar, faz uma introdução ao mundo da ópera. As cenas em live action explicam e preparam a plateia para o universo cênico musical.
No texto original, que se chama “Hänsel und Gretel”, a história de João e Maria se passa em uma floresta alemã. Já na adaptação, tanto na ópera quanto no stop-motion, o enredo se desenvolve no sertão brasileiro, quando uma família muito pobre enfrenta as dificuldades impostas pela fome.
Salete Cercal falou sobre a necessidade de levar o filme para cidades do interior do Estado: “É de suma importância descentralizar a produção cultural, sobretudo áreas que são mais difundidas na capital, como é o caso da ópera”.
Ela destacou que “propiciar o acesso mais amplo possível é também gerar plateia, fazer circular a obra, incentivar novos talentos, dar acesso justo para toda população, não colocar limites para a democratização ao acesso da arte e da cultura – tudo isso é primordial e trabalhamos com isso em mente”.
Stop-motion – O filme em stop-motion é criado utilizando um processo que capta o movimento dos personagens foto a foto. Nessa técnica, cada segundo de gravação precisa de 24 fotografias, o que dá uma boa ideia da complexidade do trabalho. Só o processo de animação durou quatro meses. Ao todo, o filme consumiu oito meses de produção, nos quais foram utilizadas mais de 75 mil fotografias que, colocadas em sequência, criaram e deram vida aos personagens.
Um dos maiores desafios do processo foi o “lip sync”, ou sincronismo labial, que nada mais é do que “fazer com que os personagens falem”. Nessa busca pela perfeição, a equipe testou vários materiais, de tintas a corantes, para que os personagens fossem construídos de maneira satisfatória.
A iniciativa foi tão bem sucedida que, posteriormente, os organizadores já pensam em trabalhar na animação de outras obras destinadas ao público infantil. “Pretendemos manter a visibilidade da produção artística paranaense. Buscamos ter uma posição de grandes criadores de sonhos, entretenimento, arte e cultura”, afirmou Salete Cercal.
Ficha técnica
Adaptação/Tradução e Direção Artística: Lúcia Jatahy
Diretor Musical e Arranjos: Luiz Néri Pfützenreuter
Coordenação Geral/Captação: Salete Cercal
Roteiro e Direção de Animação: Edemar Miqueta
Direção de Fotografia: Evandro Martin
Design/Criação de Personagens e Cenários: Evandro Martin
Animação/Montagem/Edição: Edemar Miqueta
Assistentes de Criação e Confecção: Rosely E. Kondlatsh Miqueta e Levi Kondlatsh Miqueta
Cantores
Maria: Márcia Kaiser
João: Renata Bueno
Bruxa: Lúcia Jatahy
Pai: Paulo Barato
Mãe: Vanessa Rafaelly
Fada do Orvalho: Natália Pascke
Homem de Areia (Cazumbá): Angélica Romeros
Músicos
Piano: Luiz Néri Pfützenreuter
Flauta/flautim: Fabrício Ribeiro
Clarinete/clarone: Maurício Soares
Contrabaixo: Kiko Vargas
Percussão: Luiz Fernando Diogo
Cenas em live action
Bruxa Bel Sanfonell: Rozana Percival
Bruxa Bia Gatoska: Ariane Mafra
Gata Brisa: Marilandi Tresub
Zéfiros: Bruno Fabrício e Emilly Anne
Roteiro/direção de elenco: Salete Cercal
Direção de Produção: Rozana Percival
Produção adjunta/Promoter: Al Janeiro
Maquiagem/caracterização: Marcelino de Miranda
Programação Visual: Alessandro Dutra
Realização: Ditirambo Eventos Culturais (desde 1992) www.ditirambo.com.br
Apoio: Copel, Havan e Nutrimental
Assista: