(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

EDUCAÇÃO

Filósofos que todo estudante do Ensino Médio precisa conhecer

Alguns milênios separam Sócrates, Aristóteles e Platão dos grandes nomes pop da Filosofia contemporânea, que dominam as redes sociais e arrastam multidões para palestras e cursos. Mas a raiz do pensamento humano continua sendo a mesma: questionar o mundo e a vida, de onde as pessoas vieram e para onde elas estão indo.

De acordo com o que a ciência sabe até aqui, o ser humano é o único capaz de se compreender como um ser que existe e que, eventualmente, deixará de existir. Essa percepção é a base para suas decisões e escolhas e intriga de antropólogos a psiquiatras, até os tempos contemporâneos. E estudar sobre como esse pensamento se desenvolveu ao longo da história é fundamental para quem está prestes a enfrentar o Enem, os vestibulares e, por fim, a universidade.

De acordo com o coordenador pedagógico da Conquista Solução Educacional, Robson Ghedini, “estudar os principais filósofos é fundamental para construir uma base sólida de conhecimento, seja qual for a profissão que o estudante vai seguir”. Afinal, lembra o especialista, foram esses pensadores que permitiram o avanço civilizatório que trouxe a humanidade até aqui. Ghedini aponta 15 nomes da Filosofia que todo aluno do Ensino Médio precisa conhecer.

  1. Tales de Mileto – A busca pela essência do universo (physis), fez com que ele definisse a água como elemento primordial que constitui tudo aquilo que existe na natureza.
  2. Heráclito – Heráclito de Éfeso (540-470 a.C.), conhecido como o Obscuro, foi um filósofo grego que desenvolveu seu pensamento tomando como base o tempo.
  3. Parmênides – Contemporâneo de Heráclito, Parmênides de Eleia (530-460 a.C.) desenvolveu sua Filosofia em oposição ao pensamento do colega. Para ele, o movimento é uma ilusão causada pelos sentidos. “Na verdade, nada muda, tudo permanece”.
  4. Sócrates – Embora não seja o primeiro filósofo da história, Sócrates (469-399 a.C.) é um nome tão importante que se tornou conhecido como o “pai da Filosofia”.
  5. Platão

Platão foi o principal discípulo de Sócrates e seu pensamento é um dos pilares da cultura ocidental.

  1. Aristóteles – Por sua vez, Aristóteles foi um discípulo crítico de Platão. Ele ficou muito conhecido no mundo antigo, tornando-se até mesmo professor do imperador Alexandre, o Grande.
  2. Santo Agostinho – Agostinho de Hipona (354-430 d.C) foi um importante pensador da Filosofia cristã desenvolvida na Idade Média.
  3. São Tomás de Aquino – Tomás de Aquino (1225–1274) foi o principal filósofo do período da Filosofia escolástica. Enquanto Agostinho de Hipona resgatou o pensamento de Platão e o ligou à religião cristã, Tomás de Aquino fundamentou sua Filosofia cristã no pensamento de Aristóteles.
  4. Maquiavel – O filósofo Maquiavel marca o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna. Sua obra principal, o livro “O Príncipe”, é uma revolução no pensamento sobre a política.
  5. Descartes – René Descartes (1596–1650) é conhecido como o “pai do pensamento moderno”. É com ele que o pensamento racional atinge o patamar de superioridade a outras formas de compreensão. É assim que Descartes inaugura a corrente do racionalismo.
  6. Locke – John Locke (1632–1704) é conhecido como o “pai do liberalismo”. Foi ele quem primeiro afirmou que o direito à propriedade é um direito natural dos seres humanos.
  7. Kant – Um dos principais filósofos da Idade Moderna, Immanuel Kant (1724–1804) buscou criar uma revolução do conhecimento filosófico, assim como Copérnico fez com a Física.
  8. Hegel – Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770–1831) foi um filósofo idealista alemão. É considerado um marco da Filosofia moderna e uma influência para todo o pensamento que veio depois dele.
  9. Nietzsche – Friedrich Nietzsche (1844-1900) foi um pensador alemão que se dedicou a criticar duramente a tradição filosófica e a cultura ocidental, sobretudo, a moral judaico-cristã.
  10. Simone de Beauvoir – Importante pensadora do século XX, Simone de Beauvoir (1908–1986) foi uma filósofa feminista do existencialismo francês. Seu livro “O Segundo Sexo” é uma das principais obras do século passado. Nele, a filósofa desenvolve uma teoria crítica da sociedade que nega a mulher como sujeito.

Compartilhe: